Visando melhorar balanço, FHA aumentará prêmio de seguro de hipotecas

Empresa quer gerenciar melhor os riscos de seus portfólio, elevando de 1,75% para 2,25% o prêmio cobrado dos mutuários

Publicidade

SÃO PAULO – A norte-americana FHA vai aumentar o prêmio de seguro de hipotecas, de forma a reduzir o risco de seu portfólio e enxugar sua folha de balanço, desfalcada devido ao aumento da inadimplência.

Segundo David Stevens, representante da instituição, a FHA irá aumentar de 1,75% para 2,25% o MIP (Mortgage Insurance Premium) adiantado. A instituição também pediu às autoridades reguladoras que autorizem uma elevação do prêmio máximo anual que pode ser cobrado dos mutuários.

Além disso, a FHA anunciou sua intenção de reduzir de 6% para 3% o limite permitido para as chamadas “seller concessions” (ou concessões do vendedor, em português), que são incentivos dados ao comprador e incluídos como adicionais ao preço do imóvel.

Continua depois da publicidade

Intenção
O movimento é uma tentativa de conter a deterioração do balanço da FHA, que sofreu perdas durante a crise financeira. Esta é a segunda vez em dois anos que a companhia decide elevar o prêmio de seguro de hipotecas.

“Manter um equilíbrio entre o risco administrado, a continuidade do acesso ao crédito em comunidades não servidas e o suporte à recuperação econômica é criticamente importante”, justifica Stevens.