Indústria: produção e emprego crescem no quarto trimestre de 2009

Dados fazem parte da Sondagem Industrial da CNI, que registrou também maior nível de otimismo em sua série histórica

Publicidade

SÃO PAULO – A indústria brasileira segue em trajetória de recuperação frente à crise, tendo registrado aumentos na produção e na geração de empregos no quarto trimestre do ano passado. A constatação vem dos números divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quinta-feira (28), parte de sua Sondagem Industrial. 

O indicador de produção cresceu de 56,6 pontos no terceiro trimestre para 58,1 pontos no quarto trimestre, impulsionado principalmente pelas indústrias de grande porte, cuja produção subiu de 59 pontos para 61,1 pontos. Já a atividade das pequenas empresas alcançou 57,7 pontos.

Em relação à capacidade instalada, a indústria operou, em média, com 77%, nível 4 pontos percentuais superior ao deflagrado no terceiro trimestre. Nas grandes empresas, o percentual de utilização da capacidade instalada foi de 82% e nas pequenas, de 72%.

Empregos e estoques
O aumento da produção gerou maior contratação de funcionários na indústria brasileira. O emprego atingiu 53,9 pontos; destes, 59,9 pontos foram registrados entre as grandes indústrias do País.

Os estoques de produtos finais fecharam em 45,4 pontos, em trajetória de queda frente aos 47,9 pontos registrados no terceiro trimestre de 2009. Por sua vez, o estoque efetivo recuou de 50,6 pontos para 49,1 pontos na mesma base de comparação trimestral.

Otimismo e problemas
A Sondagem Industrial da CNI também perguntou aos executivos quais os principais problemas enfrentados por suas indústrias. A carga tributária, mais uma vez, apareceu como o maior entrave ao setor. Em segundo e terceiro lugar, vêm, respectivamente, a competição acirrada e a falta de demanda.

Continua depois da publicidade

Já o otimismo foi o maior já registrado na série histórica da Sondagem, atingindo 62,9 pontos nos últimos três meses do ano passado. Cabe lembrar que em janeiro de 2009, o índice atingiu seu menor valor: 23,2 pontos.

Metodologia
A Sondagem foi feita com base em levantamentos feitos entre 4 e 22 de janeiro, envolvendo 1.193 empresas do setor industrial brasileiro: 668 de pequeno porte, 339 de médio porte e 186 de grande porte.