Política monetária frouxa do BCE é necessária para estimular economia, diz Liikanen

Presidente do banco central finlandês afirmou que a política do BCE é necessária e que preocupações de que ela esteja alimentando bolhas nos preços de ativos e reduzindo os lucros dos bancos em algumas regiões deve ser combatida por outros meios

Reuters

Sede do Banco Central Europeu (Bloomberg)

Publicidade

HELSINQUE (Reuters) – A política monetária ultrafrouxa do Banco Central Europeu (BCE) com juros baixos e compra agressiva de títulos é necessária para sustentar a economia da zona do euro, disse o membro do Conselho do BCE e presidente do banco central finlandês, Erkki Liikanen, nesta quinta-feira.

Os mercados de títulos têm sido abalados por especulações de que o BCE poderia reduzir o ritmo de suas compras de títulos, atualmente em 80 bilhões de euros por mês, embora o banco central diga que isso não foi discutido pelos suas autoridades.

Liikanen afirmou que a política do BCE é necessária e que preocupações de que ela esteja alimentando bolhas nos preços de ativos e reduzindo os lucros dos bancos em algumas regiões deve ser combatida por outros meios.

Continua depois da publicidade

“A fim de sustentar a economia e levar a inflação de volta para a meta, (a) postura de política monetária tem sido expansionista”, disse Liikanen. “Este é o contexto em que as taxas de juros baixas atuais e o uso de medidas de política monetária não convencionais são necessárias.”

O BCE disse que suas compras de títulos vão continuar pelo menos até março de 2017 e que o banco está estudando formas para garantir que elas possam continuar sem problemas em meio a preocupações sobre a escassez de títulos para comprar na Alemanha e em outros países.

(Por Jussi Rosendahl)