Cresce número de empregos no segmento agropecuário no Paraná

Foram 3.067 vagas com carteira assinada, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)

Reprodução Bloomberg
Reprodução Bloomberg

Publicidade

SÃO PAULO – Em 2015, o Paraná alcançou o maior patamar na geração de empregos formais na agropecuária nos últimos cinco anos. Foram 3.067 vagas com carteira assinada, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O resultado é 24% superior ao melhor resultado atingido até então, que foi em 2013, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou um dos seus melhores resultados, desde 2010.

De acordo com Juliano Padilha, economista do Observatório do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a conjuntura econômica de 2013 era bastante diversa da atual. Naquele ano, o Paraná criou 78.507 novas vagas de emprego formal, ao contrário de 2015, quando foram eliminados 75.548 postos de trabalho.

O segmento que impulsionou a criação de emprego no setor foi a pecuária, com 1.227 novas vagas ao longo de 2015. Este também foi o maior saldo desde 2011. Em seguida, aparecem as atividades de apoio à agropecuária, que geraram 1.070 empregos formais. Nesse sentido, os frigoríficos tiveram um papel de destaque para a abertura de novos postos. “A maioria dos empregos foi gerada pelos frigoríficos paranaenses, fato que influenciou toda a cadeia produtiva do setor do frango no Paraná”, diz Padilha.