China: “é (bem) pior do que você imagina”, diz um dos maiores gestores do mundo

Segundo Chanos, conhecido por apostar na queda das ações, os investidores ainda estão subestimando o quanto a segunda maior economia do mundo pode desacelerar

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Embora uma ligeira preocupação sobre China tenha contribuído para guiar as quedas das bolsas americanas, os investidores ainda estão subestimando o quanto a segunda maior economia do mundo pode desacelerar. A opinião é de um dos maiores investidores do mundo, Jim Chanos, que é conhecido por apostar na queda das ações, à rede americana CNBC

“É pior do que você imagina. Tudo que você poderia pensar, é pior”, disse Chanos, gestor de hedge fund e fundador da Kynikos Associates, ao programa “Fast Money: Halftime Report” nesta sexta-feira (21), que marca a quarta queda seguida dos principais índices americanos. Às 13h28 (horário de Brasília), o Dow Jones, S&P e Nasdaq figuravam na sua pior semana desde 2011.   

Chanos não classificou a queda como uma correção ou um “bear market” (expressão que significa uma queda superior a 20% do mercado desde seu último topo formado), mas observou que o “bull market” nos Estados Unidos mostrou que “nós começamos um pouco mais complacentes”.

Continua depois da publicidade

A desaceleração chinesa, além de outras preocupações macroeconômicas, têm assustado os investidores globais. Segundo ele, as pessoas têm percebido que o governo chinês não é “onipotente e onisciente”. “De fato, como muito de nós, às vezes ele não tem a menor ideia”, complementou.