Wall Street sobe com otimismo sobre Grécia; Nasdaq fecha em pontuação recorde

O mercado acionário tem sido amplamente guiado pela situação na Grécia recentemente, com investidores preocupados de que se o país der calote em sua dívida, ele pode ter de deixar o euro

Reuters

Publicidade

NOVA YORK – Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta segunda-feira. O Nasdaq fechou em nova máxima recorde conforme aumentavam as esperanças de que um acordo seria alcançado para evitar um calote da dívida grega.

O índice Dow Jones subiu 0,58 por cento, a 18.119 pontos, enquanto o S&P 500 teve ganho de 0,61 por cento, a 2.122 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq subiu 0,72 por cento, a 5.153 pontos.

O mercado acionário tem sido amplamente guiado pela situação na Grécia recentemente, com investidores preocupados de que se o país der calote em sua dívida, ele pode ter de deixar o euro, potencialmente chacoalhando as bases da região econômica.

Continua depois da publicidade

Atenas apresentou novas propostas de reformas que foram cautelosamente bem-recebidas por ministros das finanças da zona do euro nesta segunda-feira, apesar de o Eurogrupo informar que as propostas precisam de estudo detalhado e isso levaria vários dias para determinar de elas podem levar a um acordo.

“Isso tira uma ansiedade da mesa, apesar de ainda não resolver os problemas primários que deixaram os investidores ansiosos em primeiro lugar”, disse o estrategista-chefe de investimento da Key Private Bank, Bruce McCain.

O humor também foi favorecido pela atividade de fusão e aquisição. O índice de energia do S&P 500 subiu 1 por cento e foi o setor com melhor desempenho após a Energy Transfer Equity LP confirmar que fez uma oferta de 48 bilhões de dólares pela Williams Companies Inc.