Dólar cai pela 4ª semana seguida e se mantém abaixo de R$3,00

Cenário político local mais favorável e com indicadores econômicos dos Estados Unidos ainda fracos ajudou o movimento

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar caiu nesta sexta-feira, em linha com o mercado externo, e encerrou a quarta semana seguida em baixa, em meio a um cenário político local mais favorável e com indicadores econômicos dos Estados Unidos ainda fracos.

A moeda norte-americana fechou em queda de 0,89 por cento, a 2,9550 reais na venda nesta sexta-feira, após fechar a sessão anterior abaixo dos 3 reais pela primeira vez desde 4 de março. Na semana, o dólar acumulou perda de 2,84 por cento.

Segundo dados da BM&FBovespa, o giro financeiro ficou em torno de 771 milhões de dólares.

Continua depois da publicidade

A moeda norte-americana permaneceu perto da estabilidade durante a maior parte da manhã, firmando-se em terreno negativo na parte da tarde acompanhando o movimento de queda no exterior.

Na máxima desta sessão, o dólar chegou a subir 0,36 por cento, a 2,9924 reais, e na mínima recuou 0,94 por cento, a 2,9534 reais.

No cenário externo, a desvalorização da moeda norte-americana, de cerca de 0,3 por cento ante uma cesta de moedas, era amparada pelo dado fraco de encomendas das indústrias dos EUA.

Continua depois da publicidade

As encomendas de bens de capital, excluindo o setor de defesa e aeronaves, caíram 0,5 por cento no mês passado após queda revisada de 2,2 por cento em fevereiro, que foi o maior recuo desde julho de 2013.

“Foi mais um indicador ruim de atividade nos Estados Unidos”, disse o economista da Tendências Consultoria Silvio Campos Neto, acrescentando que o dado mais fraco consolida a expectativa de que o banco central norte-americano vai manter um comunicado de política monetária mais expansionista na reunião da próxima semana.

Na últimas quatro semanas, a queda do dólar ante o real foi influenciada por uma série de indicadores econômicos mostrando uma lenta recuperação nos EUA, o que poderia levar o Federal Reserve a adiar o início do processo de elevação da taxa de juros nos EUA, e por um cenário político local mais tranquilo.

Publicidade

“Ainda pode haver turbulências com as votações de medidas no Congresso, mas as sinalizações de que o governo está engajado em mudanças, principalmente no ajuste fiscal, foram favoráveis”, disse Campos Neto.

Nesta manhã, o BC brasileiro vendeu a oferta integral de até 10,6 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em 4 de maio, equivalentes a 10,115 bilhões de dólares. Até o momento, a autoridade monetária já rolou cerca de 81 por cento do lote total.

Tópicos relacionados