Nikkei fecha em baixa; exportadoras sofrem com queda em varejo nos EUA

Indicador de varejo despenca em março e afeta papéis de Olympus e Canon em Tóquio; em Xangai, tecnológicas lideram ganhos

Publicidade

SÃO PAULO – O índice Nikkei encerrou com desvalorização nesta quarta-feira (15), afetado por tecnológicas e exportadoras.

Na China, a bolsa de Hong Kong fechou em alta, assim como a bolsa de Xangai, sendo a última impulsionada por fabricantes de softwares.

Demanda preocupa Tóquio

Em tempos de aversão ao consumo, o indicador Retail Sales, responsável por revelar o desempenho das vendas no varejo norte-americano, marcou recuo de 1,1% durante março, enquanto analistas previam avanço de 0,3%. Diante da expectativa de fraca demanda nos EUA, papéis exportadores despencaram em Tóquio. Dentre as baixas, ênfase para as ações de Olympus (-7,7%), Canon (-2,6%) e Nissan (-5,3%).

Revelando seus números ao mercado, a Intel viu seu lucro líquido declinar 55% no decorrer do primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, ao passo que a fraca demanda por computadores – bem complementar – dizimou os rendimentos do período. Como resposta, os papéis da rival japonesa NEC Electronics caíram 6,3%, assim como os da Toshiba, com perdas de 5,1%.

Governo impulsiona Xangai

Conforme se especula na imprensa da China, o governo local considera medidas adicionais para elevar o consumo e impulsionar o crescimento econômico, assim que o país mostrar mais sinais de recuperação. Em reflexo da expectativa positiva, as ações das fabricantes de software Neusoft Corporation, Shanghai Baosight Software e Shandong Langchao Cheeloosoft dispararam ao limite diário de 10%.

Por fim e, do outro lado do mercado, destaque para a desvalorização de 1,8% dos ativos da China Southern. Tal pessimismo deve-se ao resultado operacional do último passado, cujo teor inclui o primeiro prejuízo líquido em três anos, ao passo que catástrofes naturais e a desaceleração econômica no país reduziram a demanda no setor. O prejuízo totalizou 4,8 bilhões de yuans.

Continua depois da publicidade

Confira as cotações

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em baixa de 1,13%, chegando a 8.743 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para queda de 0,05%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 0,57%, enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, subiu 0,35%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nikkei -1,13 8.743 +13,48 -0,05
Hang Seng +0,57 15.670 +20,75 +10,07
Shangai Composite +0,35 2.536 +17,78 +39,28