Tesouro dos EUA anuncia mais de 100 interessados em participar do PPIP

Próximo passo do órgão será avaliar os fundos inscritos; qualificação preliminar será anunciada no dia 15 de maio

Publicidade

SÃO PAULO – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (29) o recebimento de mais de 100 requerimentos de gestores de fundos interessados em participar do PPIP (Programa de Investimento Público-Privado, na sigla em inglês), incluindo instituições de gestão de renda fixa, de ativos imobiliários e outras.

O prazo para os interessados em adquirirem os ativos podres sob o programa do governo foi encerrado no dia 24 de abril, sendo que o Tesouro irá informar os fundos pré-qualificados a participarem do PPIP no dia 15 de maio.

“O anúncio de hoje é o marco mais recente na construção operacional do PPIP para ativos e empréstimos hipotecários, uma parte-chave nos esforços da administração de reparar as folhas de balanço do sistema financeiro e assegurar que o crédito estará disponível para os indivíduos e empresas”, comemorou o Departamento.

Continua depois da publicidade

Próximos passos

De acordo com o órgão, para serem pré-qualificados, os gestores precisam demonstrar a capacidade de levantar capital e gerir ativos de uma maneira consistente com o objetivo do Tesouro de proteger os contribuintes. Vale lembrar que as instituições devem ter experiência na gestão dos ativos elegíveis, além de possuírem sede nos Estados Unidos.

“Uma vez que um fundo receber a qualificação preliminar, ele pode começar a levantar o mínimo esperado de US$ 500 milhões em capital privado que irá servir como o investimento que, dependendo de novas aprovações, será somado ao investimento dos contribuintes”, informa o Tesouro.

Por fim, cabe ressaltar que, conforme anunciado anteriormente, o órgão estuda abrir o programa para gestores de fundos menores no futuro, “o que pode resultar em uma redução do requerimento mínimo de levantamento de capital privado”.