“Riscos mudaram de endereço”: especialista alerta para ameaças a crianças na internet

Discord desativou as transmissões ao vivo no Brasil após determinação da ANPD; especialista defende maior supervisão dos jovens no ambiente digital

Publicidade

“O crime organizado hoje acha muito mais fácil aliciar uma criança por plataformas digitais e jogos online do que abordá-la nas ruas.” O alerta é de Eduardo Nery, CEO da Every Cybersecurity, ao comentar os riscos envolvendo crianças e adolescentes no ambiente digital.

A discussão ganhou força após o Discord desativar as transmissões ao vivo para usuários no Brasil, cumprindo determinação da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A medida entrou em vigor nesta terça-feira (18) e mantém apenas as lives bloqueadas, enquanto as demais funcionalidades da plataforma continuam operando normalmente.

Segundo a ANPD, a decisão foi tomada após a identificação de indícios de que a plataforma não adotava mecanismos suficientes para prevenir situações envolvendo indução à violência, automutilação e suicídio de menores de idade.

O caso ganhou repercussão nacional depois que a primeira-dama Janja da Silva defendeu medidas mais duras contra a plataforma ao citar o caso de uma adolescente de 13 anos que teria sido induzida ao suicídio durante uma transmissão ao vivo.

Dados da SaferNet Brasil mostram que as denúncias relacionadas ao Discord cresceram 54% nos primeiros sete meses de 2026 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para Nery, o episódio evidencia a necessidade de ampliar a vigilância sobre o uso da internet por crianças e adolescentes.

“Nossos pais diziam para não aceitar presentes de estranhos na porta da escola. No ambiente digital, a lógica é a mesma. Os riscos mudaram de endereço, mas continuam existindo”, afirma.

O especialista alerta que grupos criminosos utilizam redes sociais, plataformas de jogos e aplicativos de comunicação para estabelecer contato com menores.

“Os desafios podem começar com algo aparentemente simples, como pegar dinheiro dos pais, e evoluir para situações de risco físico, emocional e financeiro”, diz.

Continua depois da publicidade

Ele defende que celulares, computadores, videogames e até televisores conectados à internet sejam utilizados com acompanhamento dos responsáveis.

“Não existe dinheiro fácil, não existe relacionamento instantâneo com celebridades e não existem promessas milagrosas de ganho rápido. A desconfiança precisa fazer parte da educação digital”, afirma.

Como se proteger

Na avaliação de Nery, uma das medidas mais importantes é ativar a autenticação em duas etapas em aplicativos e serviços digitais, especialmente no WhatsApp e nas principais contas utilizadas pela família.

Continua depois da publicidade

Além disso, o especialista recomenda evitar o acesso a links enviados por desconhecidos, revisar as configurações de privacidade dos dispositivos e monitorar regularmente a atividade online de crianças e adolescentes.

“O maior erro é acreditar que o problema acontece apenas com os outros. No mundo digital, todos somos potenciais alvos”, afirma.

Para ele, a principal orientação pode ser resumida em uma frase: “Desconfie de tudo no mundo digital. A questão não é se alguém tentará aplicar um golpe, mas o quanto estaremos preparados para evitá-lo.”

Continua depois da publicidade

O Discord informou que suspendeu a funcionalidade de transmissão ao vivo no Brasil, assim como determinou a ANPD. Em nota, reforçou que as lives são parte importante da plataforma e que continuam dialogando com o Brasil.

“Estamos dialogando ativamente com a ANPD em busca de uma solução que permita restabelecer esses recursos para nossos usuários no Brasil. Seguimos comprometidos em trabalhar com formuladores de políticas públicas no Brasil para ajudar a criar uma experiência online mais segura para todos, tanto no Discord quanto em toda a internet”, diz a nota.