Toyota cortará 54% da produção japonesa deste trimestre e demitirá 3 mil

Fraca demanda por automóveis explica processo; rivais Honda e Mazda também anunciaram movimentos semelhantes

Publicidade

SÃO PAULO – Em reflexo da fraca demanda por automóveis em todo o mundo, a Toyota cortará sua produção japonesa em 54% neste trimestre, passando de 1,13 milhão de unidades para cerca de 519 mil veículos.

Tal redução se explicita pela suspensão de diversas plantas nacionais por onze dias neste mês, além da demissão prevista de três mil funcionários temporários no Japão, a se concretizar até o próximo dia 31 de março.

Rivais também cortam

Uma das justificativas cabíveis no processo é a queda de 27,9% nas vendas de automóveis no país durante o último mês – maior variação negativa em 35 anos e a sexta consecutiva.

Não perca a oportunidade!

Vale ressaltar que os cortes na produção não são exclusivos da Toyota, dado que as rivais Honda e Mazda também anunciaram movimentos semelhantes, ao reduzirem o volume de automóveis a serem fabricados em 13% e 21%, respectivamente.

Em sessão marcada pela forte contração de 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Japão – recuo mais intenso desde o choque do petróleo em 1974, as ações da Toyota fecharam com desvalorização de 0,66% em Tóquio.