Publicidade
Adversários na Copa do Mundo 2026, Brasil e Marrocos têm relações diretas que datam do séc XIX, mais precisamente 1861, quando o Brasil abriu seu primeiro consulado na cidade de Tânger, época em que o Marrocos ainda estava sob um protetorado francês. Depois, as relações diplomáticas entre os dois países foram oficializadas em 1906 e as primeiras embaixadas foram abertas na década de 1960 (em 1963 a do Brasil, em Rabat, e 1967, a do Marrocos, em Brasília).
No entanto, ao longo destes anos, provavelmente o que mais uniu os dois países – ao menos do lado brasileiro da história – foi a novela “O Clone”. Exibida pela primeira vez entre 2001 e 2002, a novela se passava entre o Rio de Janeiro e Fez, no Marrocos, com parte do núcleo sendo composto por personagens marroquinos (interpretados por atores brasileiros).
LEIA MAIS: Calendário da Copa: saiba como acompanhar os 72 jogos da 1ª fase sem se perder
Planner InfoMoney
Planeje a ida para a próxima Copa!
Na obra, foram abordados muitos aspectos da cultura marroquina e da religião muçulmana, com grande sucesso no Brasil e no mundo – uma vez que ela foi exportada para mais de 100 países. A dança do ventre, por exemplo, ganhou praticantes, a pulseira que a personagem principal usava virou febre no comércio popular e expressões como “Inshalá” (se Deus quiser) e “haram” (pecado) são reconhecidas até hoje.
Na ocasião, também foi observado um aumento na procura de brasileiros pelo Marrocos como destino turístico.
E não só na novela as culturas se misturam. Dados da Genera, laboratório de genética que realiza testes de ancestralidade, apontam que 3,8% dos brasileiros possuem DNA do Magrebe, a região do norte da África que inclui o Marrocos. Destes, 47,32% vem do Marrocos.
Leia também: Árbitro esloveno de Brasil x Marrocos já foi preso em operação contra prostituição
Cidade “marroquina” na Amazônia
Uma conexão curiosa entre Brasil e Marrocos passa pelo período da colonização portuguesa. Entre os séculos XV e XVIII, os portugueses se estabeleceram em um território no norte da África onde hoje está o Marrocos, criando a vila de Mazagão. Mas em 1768 tropas marroquinas começaram a pressionar a região.
Em 1769 os portugueses assinaram um Tratado de Paz com o sultão Maomé III de Marrocos e o Marquês de Pombal, então ministro de Portugal, que decidiu que toda a população de Mazagão seria transferida para o Brasil.
Continua depois da publicidade
Em 1770 foi fundada a cidade de Novo Mazagão, no Amapá – hoje chamada apenas de Mazagão. Lá, até hoje é celebrada entre 24 e 25 de julho a Festa de São Tiago, que inclui um teatro a céu aberto que conta a história de disputa que culminou com a transferência da população e fundação da cidade no Brasil.
Brasil e Marrocos em Copas do Mundo
Brasil e Marrocos fazem neste sábado às 19h (Brasília) o jogo de abertura do Grupo C na Copa do Mundo 2026. Esta é a segunda vez que os dois países se enfrentam em mundiais.
Em 1998, o grupo do Brasil na Copa era quase igual ao de 2026. Marrocos e Escócia compunham o grupo e a Noruega estava no lugar do Haiti. Nessa ocasião o jogo entre Brasil e Marrocos acabou 3 a 0 para a seleção canarinha.
Continua depois da publicidade