Publicidade
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 29, que acredita que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, poderá anunciar “um pequeno cessar-fogo” na guerra com a Ucrânia em breve e sugeriu que o conflito pode terminar em prazo semelhante, ou até antes, ao da guerra entre EUA-Israel e Irã. Questionado sobre qual guerra acabaria primeiro, contudo, respondeu: “Talvez em cronogramas parecidos”.
Trump disse ter conversado com Putin sobre a Ucrânia e o Irã mais cedo e classificou o diálogo como “uma ótima conversa”. Segundo ele, afirmou ao líder russo que preferia que Moscou ajudasse a encerrar a guerra na Ucrânia e acrescentou que Putin “parece, sim, querer acabar com a guerra”.

Trump afirma que rejeitou oferta do Irã sobre o Estreito de Ormuz e mantém bloqueio
Trump disse que rejeitou uma proposta recente do Irã para reabrir o estreito, mas isso teria adiado as negociações sobre a questão nuclear para mais tarde

Trump diz que chanceler alemão “não sabe do que está falando” após críticas sobre Irã
No começo da semana, Merz disse que os negociadores americanos estavam sendo “humilhados” pela liderança iraniana
Sobre o Irã, Trump afirmou que o país ainda mantém “uma pequena porcentagem” de suas instalações de fabricação de mísseis, mas disse que a economia iraniana está “desmoronando”, com moeda “sem valor” e inflação elevada.
O republicano reiterou que “tudo o que o Irã precisa fazer para encerrar a guerra é se render” e afirmou que nunca haverá um acordo com o país persa sem o compromisso de não desenvolver armas nucleares. Apesar do tom duro, disse que Washington e Teerã seguem conversando por telefone e que “estamos em negociações com eles agora”.
Trump também elogiou o bloqueio marítimo americano no Estreito de Ormuz, classificando a medida como “genial” e “à prova de falhas”.
Trump comemorou a saída dos Emirados Árabes Unidos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), classificando-a como “ótima” e que ajudará a reduzir os preços da gasolina e do petróleo. Ontem, a Capital Economics avaliou que a decisão aproxima Abu Dhabi dos EUA e de Israel.
Continua depois da publicidade
Na política monetária, minutos após o Federal Reserve (Fed) manter os juros inalterados na faixa de 3,50% a 3,75%, Trump voltou a pressionar por afrouxamento e disse que “agora é um ótimo momento para reduzir as taxas de juros”, argumentando que o país é destino de “grandes investimentos”.