Exportadoras e siderúrgicas provocam fechamento com ganhos do Nikkei

Jornal econômico noticia avanço no lucro de Panasonic e JFE, favorecendo alta dos ativos; em Xangai, construtoras sobem

Publicidade

SÃO PAULO – O índice Nikkei encerrou com variação positiva nesta segunda-feira (20), impulsionado por siderúrgicas e exportadoras.

Do outro lado do mar do Japão, a bolsa de Hong Kong fechou em alta, assim como a bolsa da China, sendo influenciada por construtoras e instituições financeiras.

Rendimentos crescem em Tóquio

Otimista, o jornal econômico Nikkei noticiou que o lucro líquido da Panasonic poderá atingir US$ 2,16 bilhões entre abril e setembro deste ano, graças às vendas crescentes de televisores. Esta cifra é 10% superior ao montante previsto pela companhia anteriormente em abril. Refletindo a estimativa favorável, os papéis da maior fabricante de eletrônicos dispararam 8,9%, assim como os da rival Sony, cuja valorização foi menor, de 7,6%.

Semelhantemente, o periódico noticiou que a JFE poderá elevar seu guidance de lucro anual em 13% neste mês, devido à junção de dois fatores: preços ascendentes do aço e menores dispêndios com matérias e combustível. Nesta conjuntura, as ações da siderúrgica subiram 9,2%, da mesma forma que as da concorrente Nippon Steel, que avançaram 4,4%.

Em adição, vale ressaltar a forte valorização dos ativos automobilísticos, explicitada através das altas dos papéis de Nissan (8,9%) e Daihatsu Motor (6,5%). Tal disparada justifica-se pela elevação na recomendação das ações pelo UBS, de neutro para compra, citando que as recentes quedas proporcionaram uma boa oportunidade de aquisição. Além disso, a baixa do petróleo na última sessão favoreceu a alta destes ativos, dada a correlação negativa existente entre o óleo bruto e o setor.

Governo estimulará Xangai?

Refletindo a crise contemporânea de crédito, o crescimento econômico da China desacelerou para 9% no terceiro trimestre deste ano, frente à estimativa de 9,7% dos analistas. Esta expansão foi a mais lenta desde o segundo trimestre de 2003, período no qual a economia sucumbiu aos efeitos maléficos da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Continua depois da publicidade

Diante deste panorama, investidores acreditam que o governo chinês tomará medidas para estimular o crescimento econômico, o que explica a disparada de ativos do setor imobiliário. Destaque para as altas das ações de Poly Real Estate e Gemdale, que subiram 6,2% e 6,7%, respectivamente.

Por último, o banco China Construction anunciou que seu lucro líquido dos primeiros nove meses do ano totalizou US$ 12,4 bilhões, crescimento de 48% frente ao registrado no mesmo período de 2007. Como resposta, seus papéis avançaram 1,4%, assim como os do rival China Citic Bank, cuja valorização foi ligeiramente maior, de 3,9%.

Confira as cotações

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em forte alta de 3,59%, chegando a 9.006 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 41,17%.

Continua depois da publicidade

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou valorização de 5,28%, enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, subiu 2,25%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nikkei +3,59 9.006 -24,46 -41,17
Hang Seng +5,28 15.323 -20,72 -44,91
Shangai Composite +2,25 1.974 -4,87 -62,48