Trigger, split, IPO? Conheça alguns dos principais jargões utilizados no mercado

Objetividade das bolsas exige linguagem própria; termos técnicos e gírias dominam a conversa dos operadores

Publicidade

SÃO PAULO – Quem acompanha diariamente o movimento das bolsas não vê surpresa alguma na frase: “forte volatilidade das blue chips derrubou o benchmark”. Porém, parte dos investidores – em especial, os mais novatos – pode encontrar grande dificuldade para interpretar os jargões de mercado.

Como um ambiente habituado a conversas e decisões rápidas, o mercado apresenta linguagem própria, objetiva. Assim, os eventos de um pregão são descritos por termos técnicos bastante úteis, mas que às vezes dificultam a vida dos leigos.

Grande parte das palavras utilizadas nos mercados deriva do inglês; já que muitas das expressões não têm na Língua Portuguesa um representante fiel para traduzir a essência de tal situação. E outro caso evidente é a criação de gírias para descrever determinada situação da bolsa.

Continua depois da publicidade

Alguns termos – como blue chips, benchmark ou upside – podem ser considerados comuns para investidores que acompanham o dia-a-dia dos mercados. Já outros jargões – como galo, bola e pagão – são ainda menos conhecidos do grande público, por figurarem entre as gírias utilizadas pelos operadores.

Algumas expressões

A numeração do mercado

Continua depois da publicidade

Uma listagem mais abrangente de termos utilizados no mercado financeiro pode ser encontrada no glossário da InfoMoney.