AtlasIntel: 69% veem risco de grande caso de corrupção no Brasil em até seis meses

Mais da metade dos entrevistados considera o tema como o maior problema enfrentado pelo país

Caio César

Publicidade

A maioria dos brasileiros acredita que o Brasil pode enfrentar um grande caso de corrupção nos próximos seis meses. De acordo com a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (22), 69% dos entrevistados ventilam essa possibilidade, enquanto 64,9% consideram a corrupção como o maior problema no país.

O tema lidera a percepção da população e é seguido pelo aumento dos ataques relacionados a disputas entre facções criminosas (53%) e o aumento de furtos e assaltos, visto como muito provável por 56%.

O tráfico de drogas também aparece como o segundo maior problema enfrentado pelo país (49,9%), um recuo de 11 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de dezembro de 2025, quando o tema era considerado o pior por 61% dos brasileiros

Oportunidade com segurança!

O recuo ocorre após o aumento de ações da Polícia Federal em parceria com as polícias estaduais para sufocar organizações criminosas e impedir o escoamento do tráfico. O tema é visto como prioridade para o governo neste ano e deve ser central nos debates eleitorais.

Na sequência, os brasileiros avaliam que a polarização política ainda é o terceiro maior problema do país, com 25,2% de menções. O levantamento mostra um leve avanço na rejeição ao tema entre a pesquisa anterior, subindo sete pontos percentuais em ano eleitoral.

A pesquisa AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, ouviu 5.418 pessoas entre os dias 15 e 20 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.

Continua depois da publicidade