Dólar hoje sobe no Brasil em sessão de liquidez reduzida nos mercados

No exterior, a moeda norte-americana registra ganhos ante a maior parte das demais divisas

Lara Rizério

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Publicidade

O dólar opera em alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano.

Leia mais: Dólar Hoje: Confira a cotação e fechamento diário do dólar comercial

No exterior, a moeda norte-americana registra ganhos ante a maior parte das demais divisas.

Aproveite a alta da Bolsa!

Qual a cotação do dólar hoje?

Às 13h18, o dólar comercial subia 0,54%, a R$ 5,575 na venda.

Na B3, o contrato de dólar futuro para janeiro DOLc1 — atualmente o mais líquido no Brasil — avançava 0,35%, a R$5,5665.

Dólar comercial

O que acontece com o dólar hoje?

Continua depois da publicidade

O menor volume de negociações no mercado limita os movimentos do câmbio e demais ativos domésticos no início da última semana do ano.

“O mercado está com a liquidez comprometida. O ambiente nestes três dias vai ser favorável a volatilidade por conta disso”, disse o diretor da assessoria FB Capital, Fernando Bergallo, acrescentando que as atenções dos agentes, agora, se voltam para a ata da última reunião de política monetária do FOMC, que será publicada amanhã.

Nesse contexto, no exterior, o dólar sustenta ganhos ante as principais divisas, mas recua ante pares do real como o peso mexicano.

Na agenda econômica doméstica, mais cedo, a pesquisa Focus mostrou que analistas consultados pelo Banco Central voltaram a reduzir marginalmente suas expectativas para a inflação neste ano e no próximo.

Os economistas reduziram a estimativa para o IPCA em 2025 a 4,32%, de 4,33% estimados há uma semana, no que foi o sétimo corte consecutivo da projeção. Para 2026, a expectativa teve a sexta queda consecutiva, para uma mediana de 4,05%, de 4,06% na semana anterior.

Também pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve variação negativa de 0,01% em dezembro, encerrando o ano com queda acumulada de 1,05%.

Continua depois da publicidade

(com Reuters)

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.