Quando oferecer previdência privada e consignado aos funcionários?

Benefícios aos funcionários são sempre uma maneira eficaz de motivar e reter talentos; pense a respeito!

Publicidade

A maioria das grandes empresas oferece plano de previdência privada e empréstimo consignado em folha de pagamentos a seus funcionários. Mas será que vale a pena, para uma pequena empresa, fazer o mesmo?

Está certo que benefícios são sempre uma maneira comprovadamente eficaz de reter talentos. No entanto, os micro, pequenos e médios negócios enfrentam restrições financeiras.

Opinião de consultor

Na opinião do diretor da Mercatus Educação e Negócios, Alessandro Saade, oferecer empréstimo consignado em folha de pagamento aos funcionários é “super importante”. “Não custa nada e é um benefício essencial. O funcionário pode adquirir bens a um custo baixo, porque os juros são mais baixos”, afirma.

O motivo é que a empresa tem um poder de barganha maior do que a pessoa física. O único cuidado que deve ser tomado é com relação ao endividamento do funcionário, que pode perder o controle sobre suas finanças diante da possibilidade de adquirir bens a preços mais em conta.

“O ideal é que a oferta do benefício seja atrelada a uma palestra de consultoria financeira, ou mesmo uma conversa entre o gestor de recursos humanos e o colaborador”, aconselha Saade.

Previdência privada

Se sua empresa não está passando por uma crise financeira, não perca tempo: ofereça planos de previdência privada a seus funcionários. A conseqüência disso será a retenção de talentos e o aumento da produtividade, uma vez que eles se sentirão mais motivados e satisfeitos com a organização.

Continua depois da publicidade

É verdade, entretanto, que nem todas as pessoas irão entender do que se trata ou enxergarão o benefício com bons olhos. A boa receptividade dependerá do nível de consciência dos colaboradores quanto à importância de ter um plano de previdência privada.

Felizmente, muitos brasileiros já se conscientizaram das vantagens da previdência privada e estão se preocupando mais com seu bem-estar no futuro. Saade recomenda que também este benefício seja oferecido acompanhado de palestras e conversas esclarecedoras. “Mas cuidado com o discurso. Ofereça, mas não force a barra nem obrigue os funcionários a pagarem por um plano, pois aqueles que não podem arcar com os custos poderão se sentir ofendidos”.

Se sua empresa estiver passando por um momento de baixa liquidez, uma forma de diminuir os custos é oferecer os planos complementares somente aos cargos de confiança e trabalhar o percentual de apoio da organização com cautela.

Continua depois da publicidade

Benefícios nunca são o bastante

Para Saade, existem muitos benefícios que podem ser oferecidos pelo empresário que busca mais motivação por parte dos funcionários e retenção dos talentos.

E se não tiver condições financeiras de oferecer planos de previdência privada? Entre em contato com um banco e peça que um palestrante vá à organização para explicar às pessoas a importância de ter um plano complementar, de forma didática. Com criatividade, o empresário pode fazer muito pelos seus funcionários.