Conteúdo editorial apoiado por

Bom Sabor lidera império de sachê, dobra faturamento na pandemia e amplia operações

Empresa familiar fundada em 1955 completou 70 anos reinventando negócios e hoje produz quase 5 bilhões de sachês por ano

Carolina Paes

Publicidade

A Bom Sabor nasceu antes mesmo de ter esse nome. Em 1955, o avô do atual vice-presidente, Marcio Appel, chegou ao Brasil após a Segunda Guerra “sem nada”, mas com espírito empreendedor e uma visão sobre o futuro de embalagens. “Meu avô viu que na Europa os remédios já eram vendidos em cartela enquanto que aqui no Brasil em vidrinhos. Nosso primeiro cliente foi o comprimido Melhoral”, conta o VP.

Da máquina de embalagens para medicamentos até a liderança no mercado de sachês alimentícios, a empresa percorreu sete décadas de mudanças. Muitas delas impostas pela própria história do país.

Segundo Marcio, no início dos anos 90, o principal produto da empresa era embalar fichas telefônicas. Coma chegada do cartão telefônico, o negócio sumiu do mapa. “Do dia para noite nosso principal produto simplesmente acabou. Empreender no Brasil é um esporte para lá de radical. Então, a empresa teve que se reinventar várias vezes. Começamos com remédios, passamos por cosméticos até chegar o que somos hoje”, relembra.

Foi a mãe de Marcio quem iniciou a maior virada da companhia ao criar a marca Bom Sabor em 1994, apostando nos sachês individuais de alimentos. “Com o fim das fichas telefônicas, minha mãe disse que não queria mais depender de poucos clientes. Na época, a gente já fazia sachês de alimentos para outras empresas e grandes marcas. Então, apostamos nesse setor de vez”, diz Marcio. Hoje a empresa atende mais de 8 mil clientes e é líder no segmento de sachês, como de kechup, açúcar, molhos, e já acumula no portifólio cerca de 80 Skus.

O empresário participou do programa Do Zero ao Topo, que conta as histórias de empresas de sucesso, e explicou como a Bom Sabor se reinventou, profissionalizou o negócio e acelerou após a pandemia.

Império de sachês

Das embalagens farmacêuticas até virar líder nacional em sachês alimentícios, a Bom Sabor foi acumulando clientes, conseguiu entrar nas grandes redes e aposta agora em expansão regional e produtos customizados. A escala impressiona: “Produzimos 400 milhões de sachês por mês… quase dois para cada brasileiro. Em um ano, são cerca de 5 bilhões de unidades”, revela o VP da empresa.

Continua depois da publicidade

A profissionalização veio com entrada de um fundo de private equity, governança, conselho consultivo e modernização industrial.

O período pandêmico, aliás, virou página decisiva. Restaurantes fecharam, mas a empresa abasteceu hospitais. “Atendemos muitos hospitais de campanha. Nosso equipe não parou de trabalhar. Foi ali que a gente viu o propósito da Bom Sabor: alimentar milhões de pessoas”, diz emocionado Marcio.

O resultado pós-pandemia foi surpreendente. A empresa mais do que dobrou de tamanho desde então. Paralelamente, a companhia verticalizou produção, investiu em qualidade e conquistou certificações internacionais, que abriu portas para grandes contas.

Continua depois da publicidade

Hoje, a Bom Sabor fornece para redes como Bob’s e negocia com empresas como Nestlé, BRF e JBS, além de expandir a oferta para molhos customizados e linha própria.

O futuro aponta para consolidação familiar e visão de longo prazo. “Nosso sonho é chegar à quarta geração”, diz o executivo. IPO não está nos planos imediatos. “A gente é muito sério e não faz loucura para crescer”. A agenda agora inclui expansão regional, principalmente no Nordeste, e reforço de portfólio.

Para saber mais detalhes da trajetória empreendedora da Bom Sabor, veja o episódio completo no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada semana, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.