Dow Jones Futuro sobe após queda em Wall Street e à espera de dados-chave dos EUA

Semana será marcada por dados de emprego, inflação e varejo

Felipe Moreira

NYSE Bolsa Nova York Wall Street (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)
NYSE Bolsa Nova York Wall Street (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)

Publicidade

Os índices futuros de Nova York avançam nesta segunda-feira (15), depois de uma forte rodada de vendas em Wall Street na sexta-feira, desencadeada por preocupações com os resultados das empresas de tecnologia e o elevado nível de investimentos em inteligência artificial (IA).

O mercado também se prepara para uma série de dados dos EUA nesta semana, incluindo os números de empregos não agrícolas (payroll) de novembro e os dados de vendas no varejo de outubro, previstos para terça-feira. Esses relatórios foram adiados devido à paralisação do governo americano. O índice de preços ao consumidor (CPI) de novembro será divulgado na quinta-feira.

Estados Unidos

O debate no mercado de Treasuries sobre até onde irão os cortes de juros do Federal Reserve tende a ganhar força com a divulgação de uma bateria de indicadores econômicos relevantes.

Oportunidade com segurança!

A semana será decisiva para reduzir o vazio de informações provocado pela paralisação do governo dos Estados Unidos, com a publicação atrasada dos dados mensais de emprego e inflação. Já no início de janeiro, novos números do mercado de trabalho devem reforçar o fluxo de informações para os investidores.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa, à medida que investidores analisavam dados econômicos importantes da China. As vendas no varejo subiram 1,3% em novembro em relação ao ano anterior, ficando bem abaixo da previsão mediana da Reuters de um crescimento de 2,8%, e desacelerando em relação ao aumento de 2,9% no mês anterior.

Continua depois da publicidade

A produção industrial cresceu 4,8% em novembro em relação ao ano anterior, abaixo dos 4,9% registrados no mês anterior e aquém das expectativas de um aumento de 5%.

Europa

Os mercados europeus operam em alta no início de uma semana marcada por decisões de bancos centrais da região. O Banco Central Europeu (BCE) decide sobre os rumos dos juros na quinta-feira, quando se espera que o banco mantenha as taxas de juros em 2%. Outros bancos centrais, incluindo o Banco da Inglaterra, o Riksbank e o Norges Bank, também tomarão suas últimas decisões de política monetária para 2025 esta semana.

Commodities

Os preços do petróleo operam em alta impulsionados pela melhora na demanda da China, embora persistam as preocupações com o excesso de oferta.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, atingindo o menor nível em mais de cinco meses, devido ao plano de Pequim de implementar um sistema de licenciamento a partir de 2026 para regular as exportações de aço, o que lançou uma sombra sobre as perspectivas de demanda.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)