Publicidade
(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que irá criar o Ministério da Segurança Pública caso a Proposta de Emenda Constitucional sobre segurança, enviada pelo governo ao Congresso, seja aprovada.
‘Se a PEC da Segurança for aprovada nós vamos criar o Ministério da Segurança Pública’, disse Lula em entrevista ao Portal Uai, do jornal Estado de Minas.
A PEC proposta pelo governo mexe com as estruturas de segurança pública no país para, segundo o presidente, estabelecer quais atribuições podem ser exercidas pelo governo federal, já que hoje a maior parte da área é controlada pelos Estados.
Continua depois da publicidade
O texto está ainda para ser votado na Câmara, depois de um pedido de vista coletivo feito após a apresentação do relatório pelo deputado Mendonça Filho (União-PE).

Quem foi o único deputado do PL que votou a favor de cassação de Zambelli?
Deputada manteve o cargo após a Câmara rejeitar o pedido por 227 a favor e 170 contra

Lula afirma que ainda decidirá sobre dosimetria, mas diz que Bolsonaro tem que pagar
Câmara aprovou redução de penas para condenados por atos do 8 de janeiro, incluindo Bolsonaro, que agora segue para o Senado
A proposta de recriar o ministério — que já existiu temporariamente no governo de Michel Temer — é defendida por parte do governo e parte do PT, partido do presidente. O tema é visto como uma das fragilidades do governo para as eleições de 2026, e o Planalto tem investido em medidas para tentar melhorar sua imagem nessa área.
Além da PEC, o governo enviou também ao Congresso um projeto de lei para combater as facções criminosas. A matéria retornou à Câmara após ter sido aprovada no Senado com modificações, depois de um embate entre governo e oposição na primeira análise dos deputados.