União Brasil expulsa Celso Sabino após recusa em deixar Ministério do Turismo

Deputado federal e ministro desobedeceu orientação do partido, que rompeu com o governo Lula, e é excluído da legenda

Caio César

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Turismo, Celso Sabino (Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Turismo, Celso Sabino (Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O União Brasil oficializou nesta segunda-feira (8) a expulsão do deputado federal e ministro do Turismo, Celso Sabino. O desligamento já havia sido discutido anteriormente, quando o partido rompeu publicamente com o governo Lula após a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Sabino teve a oportunidade de permanecer no partido caso renunciasse ao cargo de ministro, o que não ocorreu. A decisão foi tomada com o apoio de três dos cinco membros do Conselho de Ética do partido.

A ação contra Sabino teve início em setembro deste ano, quando membros do partido o acusaram de não seguir a orientação do diretório de abandonar o governo em até 24 horas após o anúncio.

Na ocasião, o ministro chegou a entregar uma carta de demissão ao presidente Lula, mas voltou atrás no dia seguinte.

O InfoMoney procurou Celso Sabino e o presidente do partido, Antônio Rueda, para comentarem a decisão, mas ainda não obteve retorno.