Publicidade
A escalada militar dos Estados Unidos no Caribe levou a Venezuela a recorrer formalmente à Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A informação foi confirmada pelo jornal O Globo.
Em carta enviada por Nicolás Maduro e lida pela vice-presidente Delcy Rodríguez durante reunião virtual da Opep neste domingo (30), Caracas pediu apoio para deter o que chama de agressão norte-americana.
Desde agosto, o governo Trump mantém uma operação antidrogas na região com navios de guerra, milhares de militares, caças, drones e até o maior porta-aviões do mundo. Para a Venezuela, a ação não tem relação com o combate ao narcotráfico, mas sim com um movimento para derrubar Maduro e assumir o controle das maiores reservas de petróleo do planeta.

Congresso dos EUA abre investigação sobre “ordem para matar” de secretário de Trump
Comitês da Câmara e do Senado exigem explicações do Pentágono após revelação de que o secretário de Defesa ordenou execução de tripulantes após ataque inicial no Caribe

Trump diz que espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado fechado
A postagem vem em meio à crescente presença militar dos EUA no Caribe e no Pacífico
No documento, o presidente afirma que a ofensiva norte-americana ameaça a estabilidade da produção venezuelana e pode gerar desequilíbrios no mercado energético global.
A Venezuela é membro fundador da Opep, mas enfrenta queda estrutural de exportações causadas por sanções internacionais e dificuldades internas de infraestrutura.
A pressão aumentou neste sábado (29), quando Donald Trump declarou que o espaço aéreo venezuelano deve ser considerado inteiramente fechado. O alerta americano já levou seis companhias aéreas a suspender voos de e para o país.
Continua depois da publicidade
Trump tem reforçado que operações terrestres para desarticular redes de narcotráfico “começarão em breve”, embora tenha dito que pretende conversar com Maduro. Segundo a imprensa americana, os dois teriam falado por telefone na semana retrasada, mas o conteúdo da conversa não foi revelado.