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BMW aumenta margem de lucro à medida que gastos com EV ultrapassam pico

Os resultados foram um ponto positivo em mais um trimestre difícil para as montadoras europeias, que enfrentam uma nova realidade de altas tarifas dos EUA e concorrência barata da China

Reuters

(Divulgação)
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BERLIM (Reuters) – A margem de lucro da montadora alemã BMW aumentou no terceiro trimestre, após ter atingido o pico dos gastos com pesquisa e desenvolvimento de uma nova linha totalmente elétrica que, segundo a empresa, deverá impulsionar o crescimento em meio à forte concorrência na China.

Os resultados foram um ponto positivo em mais um trimestre difícil para as montadoras europeias, que enfrentam uma nova realidade de altas tarifas dos EUA e concorrência barata da China, com uma iminente crise no fornecimento de chips trazendo ainda mais incerteza.

A BMW superou as previsões do mercado nesta quarta-feira com uma margem operacional de 5,2% para sua unidade automotiva no período de julho a setembro, acima dos 2,3% registrados um ano antes, quando problemas com os freios afetaram as vendas.

Leia mais: BMW reduz previsão de lucros e a “culpa” é da China

As ações da montadora subiam cerca de 2,4%.

O lucro antes de juros e impostos alcançou as previsões de 2,3 bilhões de euros, enquanto as receitas foram um pouco mais fracas do que o esperado, atingindo 32,3 bilhões de euros.

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Após reduzir suas projeções para o ano inteiro no mês passado devido aos custos tarifários e ao lento crescimento na China, o grupo afirmou que continua esperando uma margem de lucro para automóveis entre 5% e 6%, uma queda em relação aos 6,3% previstos para 2024.

O grupo espera que o primeiro modelo da série totalmente elétrica ‘Neue Klasse’ impulsione o crescimento em 2026, acrescentando que fez a ‘transição’ do investimento recorde do ano passado em seu portfólio de veículos elétricos.

Na Europa, os pedidos do iX3, o modelo de estreia da nova série, se estendem por vários meses até 2026, disse Zipse. O preço do modelo ainda não foi definido para o mercado chinês altamente competitivo, disse ele.

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(Reportagem de Rachel More)