MP do setor elétrico: relatório estabelece abertura do mercado e teto para subsídios

Proposta deve ser votada em comissão nesta quarta em comissão e, depois, precisa ir para os plenários da Câmara e do Senado

Agência O Globo

Linha de transmissão de energia de alta tensão (Reuters)
Linha de transmissão de energia de alta tensão (Reuters)

Publicidade

O relatório da medida provisória (MP) do setor elétrico estabelece a abertura do mercado de energia para todos consumidores e a criação de um teto para subsídios custeados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O texto será apreciado pela comissão mista criada para sua análise no Congresso nesta quart.

O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM) acolheu mais de 100 emendas ao relatório. O parlamentar apresentou o relatório nesta terça-feira. Após a análise da Comissão, a proposta deve passar pelos plenários da Câmara e do Senado.

O texto estabelece mudanças sobre diferentes questões do setor elétrico, como cortes de geração em usinas de energia e regulação da atividade de armazenamento de energia elétrica.

Oportunidade com segurança!

Abertura do mercado

Limitação de subsídios

O texto, no entanto, cria exceções para despesas que não tem limite de custeamento da CDE:

Armazenamento de energia

O projeto avança na regulamentação da atividade de armazenamento de energia, criando incentivo para sistemas de armazenamento de energia em baterias no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) será responsável pela regulação e fiscalização do mercado no país.

O setor contará com uma antecipação dos efeitos da Reforma Tributária para 2026, com desoneração do IPI, Cofins, e PIS/PASEP na compra do mercado interno e importação de materiais para sistemas de armazenamento de energia.

Continua depois da publicidade

A Aneel poderá estabelecer requisitos de controle, capacidade, flexibilidade e armazenamento de energia entre as condições gerais de contratação do acesso e uso dos sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica.

Com o crescimento das fontes intermitentes na matriz elétrica, cresceu a necessidade por solução de armazenamento energético, aumentando o controle de injeção de carga no sistema em usinas eólicas e solares.

Cortes de geração

O texto também avança sobre medidas para tentar conter o crescimento dos cortes de geração forçada em usinas de fonte eólica e solar.