Publicidade
SÃO PAULO – O castelo do Conde Drácula, na região da Transilvânia, está à venda.
O lendário Bran Castle – que fica na Romênia – vai ser vendido pelo seu atual proprietário, o arquiteto e arquiduque Dominic Habsburg, por US$ 135 milhões.
Apesar de estar à venda, o atual dono não pretende entregar o castelo a qualquer um. Ele quer escolher um dono que respeite a história local. O governo romeno terá prioridade de compra, se conseguir igualar a melhor oferta recebida pelo arquiteto.
Continua depois da publicidade
O castelo
A construção foi associado ao famoso vampiro, porque serviu de moradia por um único dia ao príncipe Vlad 3 – que inspirou o autor Bram Stocker a criar seu personagem Drácula, em 1897.
Com 57 quartos e diversas passagens subterrâneas, o castelo foi construído sobre uma pedra de 60 metros de altura para ser uma proteção contra as invasões dos turcos otomanos. A família real romena mudou para o castelo em 1920 e permaneceu lá até 1948, quando a propriedade foi confiscada pelo regime comunista.
Atualmente, o castelo funciona como um museu de artes medievais e é visitado por aproximadamente 450 mil pessoas todos os anos. A propriedade também é bastante solicitada para servir de locação para filmes de terror.
Esta é a segunda vez que o Bran Castle é colocado à venda neste ano.