O futsal em evidência: os desafios de uma nova jornada

Um novo espaço para o futsal brasileiro conectar-se com o mercado e voar alto

Fellipe Drommond

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Divulgação
Divulgação

Publicidade

Nascido no bairro da Vila Maria, zona norte de São Paulo, iniciei minha jornada no esporte aos seis anos de idade como a maioria das crianças brasileiras, sonhando em ser jogador de futebol profissional. O tempo passou, joguei em grandes equipes nas categorias de base, ganhei bolsa de estudos para frequentar grandes colégios particulares e universidade, e logo depois de terminar o curso de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie notei rapidamente que o meu futuro não estaria dentro das quadras de futsal e optei por abrir minha primeira empresa, aos 22 anos.

Uma assessoria de imprensa esportiva, com o objetivo de melhorar a comunicação entre os atletas, imprensa e mercado publicitário, mas principalmente acreditando na importância da comunicação na profissionalização do esporte. A concepção inicial da empresa não deu certo, mas não desisti de empreender e segui para uma nova jornada com a criação da TFW Marketing, uma agência de marketing esportivo capaz de entregar soluções mais completas ao mercado.

Logo, a empresa cresceu, nos tornamos responsáveis pela produção de grandes eventos e em 2014 ao lado do maior o jogador de todos os tempos, Falcão, criamos àquela que se tornaria a equipe jovem mais vitoriosa da história do futsal mundial, o Magnus Futsal, na cidade de Sorocaba/SP.

Por vezes imaginei que a rota da minha jornada poderia tomar caminhos distantes do futsal, mas o destino sempre me reaproximou com oportunidades que jamais idealizei. Dez anos após o início da minha carreira como gestor de uma equipe de alta performance, novamente deparo com um grande desafio, ser presidente da LNF – Liga Nacional de Futsal, a maior competição da modalidade do planeta, sendo eleito por aclamação na última segunda-feira (13/10) a um cargo que nunca foi uma ambição pessoal ou profissional. Simplesmente aconteceu. Aconteceu porque durante todo este tempo trabalhamos para fazer o melhor para o esporte, fazer o bem sem olhar a quem, acertando e errando, mas sempre com honestidade e coração aberto, acreditando incondicionalmente que nosso esporte tem potencial para ser a NBA do Brasil.

Dois momentos distintos da carreira (Foto: Acervo Pessoal)

Carrego comigo desde que as coisas começaram a dar certo em minha vida, três palavras que representam muito a minha forma de agir à frente dos meus negócios e também na minha vida pessoal: Sonhar, Acreditar e Realizar! Boas ideias surgem diariamente na cabeça das pessoas, mas muitas vezes morrem rapidamente por falta de convicção no potencial desta oportunidade e a maioria delas não saem do papel por falta de energia ou medo para realizar.

Continua depois da publicidade

O famoso “feito é melhor do que perfeito” cabe perfeitamente na construção de uma carreira de sucesso e isso não tem relação nenhuma com falta de performance ou entrega com excelência, mas simplesmente reconhecer que os erros também fazem parte do processo de crescimento, desde que você siga realizando.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o futsal possui mais de 12 milhões de praticantes, consolidando-se como o esporte mais praticado do país. Presente nas escolas, é nas quadras o primeiro contato das crianças com a bola, fator que reflete em performance para o futebol quando detectamos que os principais jogadores de futebol da história do Brasil iniciaram suas carreiras no futsal. Uma verdadeira ferramenta de transformação social, que aproxima os jovens do esporte, proporcionando uma expectativa de um futuro melhor e construindo uma memória afetiva que será guardada por toda vida. Porém, o nosso desafio é fazer com que essa admiração pelo futsal possa transformar-se em consumo durante a vida adulta.

Presença nacional e internacional, construção de uma marca forte, licenciamento de produtos, comunicação online com criadores e influenciadores, novos ídolos, melhorar a experiência nas arenas, transmissões com melhor qualidade, modernização das regras, a união de todos os principais players da modalidade e a captação de novos stakeholders. Transformar um produto que é fantástico por si, com emoção até o último segundo em uma verdadeira plataforma de mídia e entretenimento. Uma honra e responsabilidade muito grande, mas estou bastante otimista e confiante de que ao lado da nova diretoria poderemos dar continuidade no crescimento deste esporte encantador.

Mais feliz ainda por poder compartilhar essa conquista com vocês neste meu mais novo espaço, como colunista do InfoMoney, onde espero poder trazer muita positividade e boas vivências,  alegrando e inspirando o dia a dia atribulado do nosso mercado.

Autor avatar
Fellipe Drommond

CEO do Grupo TFW , Founder do Magnus Futsal e presidente da LNF - Liga Nacional de Futsal. Com ampla experiência no mercado de marketing e gestão esportiva é uma das maiores referências de futsal no mundo. São três títulos mundiais de clubes, duas Copa Libertadores , uma Copa do Mundo, entre outras tantas conquistas importantes que o credenciam como presidente jovem mais vitorioso da história do futsal mundial. Além disso, acumula mais de 120 milhões de patrocínios captados para a modalidade e a realização de mais de 1000 jogos durante uma jornada de dez anos de carreira.