Publicidade
O presidente dos EUA, Donald Trump, impôs nesta segunda-feira (29) tarifas de 10% sobre madeira e vários produtos de madeira, e outros 25% sobre armários de cozinha, penteadeiras e móveis estofados de madeira. As tarifas devem entrar em vigor a partir de 14 de outubro, com alguns aumentos previstos para entrar em vigor em 1º de janeiro.
Segundo Trump, a iniciativa visa fortalecer cadeias de suprimentos, ampliar a resiliência industrial, gerar empregos e elevar a capacidade doméstica de produção.

O que esperar do encontro entre Lula e Trump, segundo 3 especialistas
Previsão é que a reunião aconteça nesta semana, por videoconferência, mas ainda não há nada marcado

Trump divulga plano para encerrar guerra entre Israel e Hamas em Gaza
Ao apresentar o plano, ao lado de Benjamin Netanyahu, Trump afirmou que o Hamas deve concordar com os 20 pontos que propôs – caso contrário, Israel terá seu “total apoio” para eliminá-lo.
Já construtoras alertam que os custos adicionais podem desestimular investimentos em novas casas e reformas.
Continua depois da publicidade
O Canadá deve ser um dos países mais impactados pela medida, sendo o principal fornecedor de madeira para os EUA e já sujeito a tarifas de 35,2% voltadas a combater supostos subsídios e preços injustos. Embora Trump tenha afirmado que os EUA não dependem da madeira canadense, os produtos do país representam cerca de 20% do mercado americano.
As novas tarifas são aplicadas sob a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial, que permite ao presidente impor tarifas em nome da segurança nacional. Elas diferem das tarifas recíprocas, direcionadas a países específicos, que Trump usou para aumentar a receita e corrigir desequilíbrios comerciais.
(Com Bloomberg)