Publicidade
SÃO PAULO – As vendas de imóveis na cidade de São Paulo cresceram 18,96% no ano de 2006, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (22), pelo Secovi-SP.
Em números absolutos, foram vendidas 28.324 unidades no ano passado, contra 23.810 registradas em 2005.
O bom desempenho do mês de dezembro, que mostrou um final de ano aquecido, pode ter colaborado com o resultado. A comercialização no último mês do ano foi de 3.071 unidades, número superior ao apurado nos dois meses anteriores (outubro: 2.216 e novembro: 2.989).
Vendas sobre oferta
O percentual de imóveis vendidos em relação aos ofertados, ou índice de Venda sobre Oferta (VSO), ficou em 12,1% ao mês em 2006, contra 8,8% no ano anterior.
De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Relações de Mercado do Secovi-SP, Alberto Du Plessis Filho, “este é o melhor desempenho obtido desde a década de 80”.
Somente no mês de dezembro, o VSO foi de 15,1%, valor abaixo apenas dos meses de novembro (16%) e junho (15,2%).
Continua depois da publicidade
Quatros dormitórios foram os mais vendidos
Em dezembro de 2006, os imóveis com quatro dormitórios registraram maior volume de comercialização em unidades (1.062), fatia equivalente a 34,58% do total de vendas.
Apartamentos e casas de três dormitórios atingiram a segunda colocação, com 1.034 unidades vendidas (33,67% do total), seguidos dos imóveis de dois dormitórios, com 910 unidades (29,63%).
Apesar das vendas terem sido maiores entre os imóveis com quatro dormitórios, o maior VSO foi registrado entre os de dois dormitórios (16,6%). Em seguida vieram os apartamentos e casas de quatro (15,5%) e três (15,1%) dormitórios.
Continua depois da publicidade
Lançamentos
Segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), foram colocados no mercado, em dezembro do ano passado, 4.746 lançamentos, 4,77% mais do que no mesmo período do ano anterior.
Deste total, 2.251 unidades eram de quatro dormitórios, sendo que os imóveis de três dormitórios ficaram com 36,22% de representação (1.719 unidades).