Líderes da “Coalizão dos Dispostos” definem posição sobre o cessar-fogo na Ucrânia

Coalizão dos Dispostos quer papel ativo no pós-guerra e rejeita veto russo à entrada na UE e Otan

Reuters

Ativos mencionados na matéria

Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, faz videoconderência com líderes europeus sobre Ucrânia 13/08/2025 REUTERS/Jack Taylor/Pool
Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, faz videoconderência com líderes europeus sobre Ucrânia 13/08/2025 REUTERS/Jack Taylor/Pool

Publicidade

LONDRES (Reuters) – Reino Unido, França e Alemanha, co-presidentes da chamada “Coalizão dos Dispostos”, definiram sua posição sobre o caminho para um cessar-fogo na Ucrânia em uma declaração divulgada após uma reunião virtual nesta quarta-feira.

“A Ucrânia deve ter garantias de segurança robustas e confiáveis para defender efetivamente sua soberania e integridade territorial”, disse a declaração conjunta, publicada pelo Reino Unido dois dias antes de uma cúpula planejada entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, no Alasca.

“A Coalizão dos Dispostos está pronta para desempenhar um papel ativo, inclusive por meio de planos daqueles que estão dispostos a alocar uma força de segurança assim que as hostilidades cessarem.

Continua depois da publicidade

“Nenhuma limitação deve ser imposta às Forças Armadas da Ucrânia ou à sua cooperação com países terceiros. A Rússia não poderia ter um veto contra o caminho da Ucrânia para a UE e a Otan.”

(Reportagem de William James)

Tópicos relacionados