Bolsa de Tóquio segue em alta com exportadoras liderando os ganhos

Segundo dados do governo japonês, o país embarcou 12,1% a mais em novembro do que no mesmo período do ano passado

Publicidade


SÃO PAULO – O menor patamar do iene frente ao euro e ao dólar segue beneficiando a bolsa de Tóquio que, impulsionada pelas exportadoras, fechou mais uma sessão em campo positivo.

O setor exportador japonês acelerou em novembro. Segundo declarações do Ministro das Finanças, os embarques cresceram 12,1%, elevando o superávit da balança comercial para ¥915,9 bilhões, bem acima dos ¥594,4 bilhões marcados no mesmo período do ano passado.

Além das exportadoras, como a Toyota, cujas ações registraram valorização de 1,72%, o destaque no plano corporativo desta sessão é a Nippon Steel (+ 0,5%). A companhia afirmou nesta quinta-feira que elevou a sua participação na brasileira Usiminas para 23,3%, mas não revelou os valores da negociação.

Bolsas fecharam sem tendência

O índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, apresentou leve alta de 0,22% no pregão de hoje e atingiu 17.048 pontos, acumulando no ano valorização de 5,81%.

Por sua vez, o índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong encerrou o pregão em leve baixa de 0,09% chegando a 19.223 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte alta de 29,22%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nikkei +0,22 17.048 +8,35 +5,81
H Seng -0,09 19.223 +1,13 +29,22