Confira o que abre e fecha no Rio de Janeiro durante o feriado do dia 7 de julho

O governo estadual adotou a data como ponto facultativo para alguns serviços, mas a capital conta com diversas mudanças no expediente

Camila Lutfi

Publicidade

É feriado nesta segunda-feira (7) na cidade do Rio de Janeiro, devido ao último dia da Cúpula BRICs, que terá hoje a reunião dos Chefes de Estado do grupo. O governo estadual adotou a data como ponto facultativo para alguns serviços.

O evento começou na sexta-feira (4) e contou com diversas mudanças de expediente, além de mobilidade urbana e segurança da capital fluminense. Entenda o que abre e fecha neste feriado em meio à Cúpula BRICs.

Bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que, durante feriados oficiais, as agências bancárias não abrem ao público. Logo, os bancos estão fechados na cidade do Rio de Janeiro.

Como o estado declarou ponto facultativo, as agências abrem normalmente. Ainda assim, o Pix segue disponível para quem está na capital.

Detran-RJ

O Departamento Estadual do Trânsito (Detran-RJ) não abre neste feriado, apenas na capital. Para os demais municípios, o expediente segue normalmente.

Os cariocas também não contam com o teleatendimento do Detran nesta segunda.

Continua depois da publicidade

Correios e Shoppings

Segundo a prefeitura do município, alguns serviços públicos, como os Correios, seguem funcionando normalmente porque são considerados essenciais.

Além disso, não será feriado para os estabelecimentos envolvidos no turismo — como os shoppings —, comunicação e imprensa, saúde, indústria, entre diversos outros. Confira:

Saúde e segurança

Já entre os serviços indispensáveis à saúde e ao bem-estar da população, seguem expediente normal os trabalhadores das áreas de:

A gestão municipal reitera que também trabalham no feriado de 7 de julho as empresas que desenvolvam suas atividades por meio de trabalho remoto ou híbrido.