Mercado cambial: você conhece os conceitos básicos e sabe como participar?

A partir de março de 2005, mercados livre e flutuante foram centralizados em um só mercado, facilitando o acesso ao câmbio

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Muita gente ainda tem dúvidas a respeito do funcionamento do mercado de câmbio, principalmente conceitos básicos, como quais são os mercados, o que significam os principais termos e o que é permitido e o que é proibido. Além disso, as medidas implementadas pelo Banco Central (BC) no último mês de março, simplificando o mercado, não foram devidamente absorvidas por muitos investidores.

Para começar, câmbio é a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país. É por isso que sempre são duas as moedas envolvidas e as cotações refletem isso: reais por dólares, dólares por euros, etc..

Participantes
O mercado de câmbio é o ambiente abstrato, ou seja, diferente da Bolsa de Valores, onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes. Os agentes autorizados são bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e meios de hospedagem. No Brasil, existiam até março deste ano dois segmentos regulamentados, livre e flutuante. Atualmente existe apenas um mercado “oficial” para operações de câmbio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando um turista vai viajar, ainda que não haja impedimento legal para que o real seja negociado no exterior, sua aceitação vai depender da confiança dos agentes na economia brasileira. Por isso, o mais aconselhável é que o turista adquira a moeda do país que vai visitar. Ele entrega moeda nacional a um agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio, e dele recebe a moeda estrangeira.

Taxa de câmbio
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades (reais) ou frações (centavos) da moeda nacional. Ela não é fixada pelo govermo, mas livremente negociada entre os agentes, além de muito divulgada pela imprensa. O BC divulga a taxa média praticada pelo mercado interbancário, conhecida como “Ptax”.

É importante lembrar que existem taxas de venda e de compra. Do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada. Do ponto de vista da pessoa, é exatamente o contrário. E o intervalo entre essas taxas é chamado spread.

Continua depois da publicidade

Quem pode comprar e vender moeda estrangeira?
Qualquer pessoa física ou jurídica pode ir a uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio para comprar ou vender moeda estrangeira. Mas para a realização da operação, é necessário um respaldo documental.

Como regra geral, quaisquer pagamentos ou recebimentos em moeda estrangeira podem ser feitos no mercado de câmbio, desde que referentes a atividades lícitas. Grande parte dessas operações já se encontra descrita e especificada nos regulamentos e normas vigentes, e você não precisa da autorização prévia do Banco Central para realizá-la. As operações que não estão expressamente regulamentadas dependem de manifestação prévia do BC.

O contrato de câmbio é o documento que formaliza a operação de câmbio. Nele constam informações relativas à moeda estrangeira, à taxa contratada, ao valor correspondente em moeda nacional e aos nomes do comprador e do vendedor. Os contratos de câmbio devem ser registrados no Sisbacen (Sistema de informações do Bacen) pelo agente autorizado a operar no mercado.

Continua depois da publicidade

Proibido como forma de poupança
É importante destacar que é vedada a propriedade de moeda estrangeira como forma de poupança. Uma dúvida que às vezes existe é se a pessoa pode ficar com o dinheiro que sobrou, depois de uma viagem ao exterior. A resposta é não: o valor deve ser negociado em uma instituição autorizada.

Como forma de investimento, se você quiser aproveitar o preço baixo do dólar atual, deve investir em fundos cambiais, e não comprar dólares propriamente ditos. Esses fundos têm como meta acompanhar a variação da moeda norte-americana.