Publicidade
Pacientes que utilizam medicamentos para perda de peso, como Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk A/S, correm o risco de desenvolver uma condição ocular que pode causar perda de visão, segundo informou a agência reguladora de medicamentos da Europa.
O comitê de segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) concluiu que uma condição chamada NAION — neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica — é um efeito colateral “muito raro” do semaglutida, ingrediente ativo presente em remédios para diabetes e obesidade. A condição pode afetar até 1 em cada 10.000 pessoas que usam esses medicamentos, afirmou a agência nesta sexta-feira, acrescentando que os rótulos dos produtos precisarão ser atualizados.
A solicitação de revisão partiu da Agência de Medicamentos da Dinamarca, com base em dois estudos independentes que identificaram um risco mais que dobrado de desenvolver NAION entre pessoas com diabetes tipo 2 que tomavam Ozempic. A possível ligação com o semaglutida foi inicialmente levantada no ano passado, em um estudo da Universidade Harvard.
“Se os pacientes experimentarem perda súbita de visão ou uma piora rápida da acuidade visual durante o tratamento com semaglutida, devem procurar um médico imediatamente”, disse a EMA em nota.
A NAION ocorre quando a perda de fluxo sanguíneo danifica o nervo óptico e é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Apesar de rara, a condição é irreversível, não tem tratamento e pode causar cegueira. Médicos destacam que os pacientes devem ser informados sobre esse possível risco.
© 2025 Bloomberg L.P.