Preocupações com a China e os EUA pressionaram as principais bolsas asiáticas

Restrição de crédito imposto pelo banco central chinês e incertezas quanto à taxa de juro dos EUA fazem bolsas fecharem em baixa

Publicidade

SÃO PAULO – As principais bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, pressionadas pelas preocupações em torno da taxa de juro dos EUA e do limite de crédito imposto pelo banco central da China aos bancos do país.

Algumas das ações mais prejudicadas foram as das exportadoras, como a Sony (-1,62%) e a Advantest (-2,63%), que obtêm boa parte de seus ganhos nas vendas nos EUA, e a fabricante de maquinário Komatsu (-3,49%), mais dependentes do mercado chinês. Também se destacaram as empresas do setor financeiro, como o Mitsubishi UFJ (-2,01%).

Bolsas asiáticas fecharam em baixa


O índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, apresentou leve baixa de 0,47% no pregão de hoje e atingiu 15.769 pontos, acumulando no ano valorização de 6,00%.
Por sua vez, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio encerrou o pregão em leve baixa de 0,13% chegando a 14.860 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte baixa de 7,76%.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nikkei -0,13 14.860 -8,02 -7,76
H Seng -0,47 15.769 -3,34 +6,00