Fernanda Torres, Janja, artistas e intelectuais recebem medalha de Lula no RJ

Premiação foi entregue com a intenção de condecorar personalidades com "relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira"

Estadão Conteúdo

(Fernando Frazão/Agência Brasil)
(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Publicidade

Artistas como Xuxa, Fernanda Torres, Ary Fontoura e Preta Gil receberam uma honraria do Ministério da Cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC), nesta terça-feira, 20. A premiação foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a intenção de condecorar personalidades com “relevantes contribuições prestadas à cultura brasileira.”

Fernanda Torres, uma das homenageadas com a medalha Grã-Cruz, esteve junto de Walter Salles e Marcelo Rubens Paiva, que também receberam a honraria. Eles relembraram Eunice Paiva, mãe do escritor cuja história de vida foi o enredo do filme Ainda Estou Aqui, que concedeu um Oscar de Melhor Filme Internacional ao Brasil.

Leia mais: Lula condecora Janja por mérito cultural ao lado de Xuxa e Chitãozinho & Xororó

A OMC possui três graus de medalhas, sendo a Grã-Cruz de maior distinção. Também foram entregues medalhas de Comendador (para contribuições de destaque) e Cavaleiro (para contribuições relevantes em sua área), bem como a premiação de entidades envolvidas com a produção de cultura no Brasil.

Ao todo, mais de 110 artistas e personalidades foram homenageados.

Gilberto Gil recebe prêmio em nome da filha

Continua depois da publicidade

Preta Gil, que também foi homenageada, não compareceu à entrega, pois está nos Estados Unidos para o tratamento de um câncer que descobriu em 2023. Seu pai, Gilberto Gil, foi quem a representou durante a cerimônia. Nas redes sociais, Preta repostou um registro em que o pai aparece recebendo o prêmio: “Para você, Preta Gil. Um grito, a cura.”

Confira a lista completa de artistas que receberam homenagens na OMC