Produção industrial japonesa subiu 2,2% em abril

Resultado foi recebido com cautela, pois os analistas temem que a queda no volume de exportações possa reverter essa tendência em maio

Publicidade

SÃO PAULO – A produção industrial japonesa subiu 2,2% no mês de abril, em relação ao mês anterior, ficando em linha com as expectativas dos economistas, que giravam em torno de 2,3%.

No entanto, as previsões são de que a produção manufatureira caia 2,3% em maio, praticamente anulando o crescimento deste mês, o que especialistas consideram preocupante.

Indústria desova estoques e exportações caem

Dentre as razões apontadas pelos economistas para esse recuo na produção estaria a opção dos industriais de reduzirem o nível de estoques (-1,2%) e o fraco desempenho das exportações.

Ainda que a economia japonesa tenha tido um bom desempenho no primeiro trimestre deste ano, ao crescer 1,3% em comparação ao trimestre anterior, e 5,3% em uma base anual, no que foi o maior crescimento registrado em 12 meses, os analistas já temem que a queda nas exportações, sobretudo para a China, possa reverter essa situação.