Metrópoles japonesas, como a capital Tóquio, sofrem com onda de calor em junho

Tóquio atinge a maior temperatura já registrada na cidade nesta terça-feira, apontando 36,2ºC

Publicidade

SÃO PAULO – Os termômetros de Tóquio marcaram a mais alta temperatura registrada na cidade durante um mês de junho, nesta terça-feira, marcando 36,2ºC.

Segundo a Agência Metereológica do Japão, o calor foi causado pela frente de chuva sazonal, que subiu para o norte do mar do Japão. O último recorde fora registrado no distrito comercial de Tóquio chamado Otemachi, no fim da manhã, ficando em 31,5ºC, no último sábado.

A cidade também teve uma noite quente, no dia anterior, com a temperatura chegando a 27,7ºC, ultrapassando os 25ºC pela primeira vez neste ano.

Outras áreas metropolitanas do país estão sofrendo o impacto da onda de calor, como a cidade de Ebina, em Kanagawa, por exemplo, atingindo 37,5ºC.

Consumo de energia

As altas temperaturas podem afetar a meta japonesa de diminuição do uso de aparelhos de ar condicionado, o que ajuda a reduzir a produção de gases do efeito estufa, contribuindo para o compromisso assumido pelo Japão, através do Protocolo de Kyoto, que prevê a redução de poluentes na atmosfera (diminuição de 6% até 2012).

O país tomou medidas curiosas a esse respeito. Está fazendo campanha, por exemplo, para abolir o uso de gravata e paletó nos escritórios, alegando que com roupas mais “arejadas”, pode-se diminuir um pouco os gastos com ar condicionado.