Publicidade
SÃO PAULO – Os principais índices das bolsas norte-americanas encerraram o pregão desta quarta-feira em queda, depois que o preço do contrato de petróleo mais líquido em Nova York atingiu o maior nível de todos os tempos, US$ 61,28 o barril. O fato se sobrepôs à divulgação de um indicador que mostrava que o setor de serviços naquele país está fortalecido.
O ISM Services registrou 62,2 pontos, ficando consideravelmente acima dos 58,9 pontos esperados e do verificado no mês anterior, de 58,5 pontos. Vale lembrar que taxas acima de 50 pontos indicam expansão do setor, que representa 80% da economia norte-americana.
Plano corporativo
Dentre os destaques, as ações das empresas cujos custos são fortemente relacionados à energia caíram nesta quarta-feira. As do conglomerado industrial-aeroespacial United Technologies fecharam com desvalorização de 2,1%, enquanto as da fabricante de equipamentos pesados Caterpillar registravam queda de 0,91%.
Os papéis das petrolíferas, que costumam se beneficiar com a alta da commodity, também sofreram perdas. Analistas acreditam que a desvalorização esteve relacionada com a ameaça de furacões. As ações da Exxon Mobil perderam 1,7% e as da Chevron, 2,4%.
Índices fecharam em baixa
O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em baixa de 0,98% a 10.271 pontos, acumulando no ano forte baixa de 4,75%.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em desvalorização de 0,83% atingindo 1.195 pontos e caindo 1,40% no ano,
enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,49% chegando a 2.069 pontos e acumulando no ano forte baixa de 4,91%.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
Nasdaq C | -0,49 |
2.069 | -0,34 |
-4,91 |
![]() |
![]() |
S&P 500 | -0,83 |
1.195 | -0,21 |
-1,40 |
![]() |
![]() |
Dow Jones | -0,98 |
10.271 | -1,88 |
-4,75 |
![]() |
![]() |
||||||

