Mercado aguarda evolução dos estoques dos EUA e petróleo opera em baixa

Analistas projetam aumento dos estoques de petróleo do país e esperam uma redução na demanda por derivados

Publicidade

SÃO PAULO – Com os investidores aguardando o anúncio do relatório que mede a evolução semanal dos estoques de petróleo dos Estados Unidos, a cotação do barril da commodity opera em baixa no mercado internacional.

Estoques dos EUA, Opep e Arábia Saudita

A expectativa é de que o volume dos estoques de petróleo cru dos EUA, maior consumidor do produto do mundo, suba na semana terminada no dia 04 de fevereiro. Os analistas também projetam um aumento na quantidade de gasolina estocada pelo país.

Em relação aos estoques de derivados, que incluem óleo diesel e óleo para calefação (aquecedores), a expectativa é de redução. Entretanto, como o fim do inverno nos países do hemisfério norte está próximo, o mercado já trabalha com uma menor expectativa para a evolução da demanda por óleo para aquecimento.

Além destes fatos, a expectativa de que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) não reduzirá a cota estipulada para os países membros até sua próxima reunião, em março, aliada ao anúncio do ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali Al-Naimi, de que o país estaria disposto a elevar a produção em mais 3,5 milhões de barris por dia para 12,5 milhões de bpd nos próximos quatro anos também contribui para diminuir a pressão deste mercado.

Petróleo opera em baixa em Londres e Nova York

A cotação do barril do petróleo Brent, negociado no mercado de Londres, atinge US$ 42,94
nesta quarta-feira, leve baixa de 0,13% em relação ao último fechamento.

O contrato com vencimento em março de 2005, que apresenta maior liquidez no mercado de Nova York, opera a US$ 45,26 por barril, configurando uma baixa de 0,14% frente ao fechamento anterior.