Publicidade
SÃO PAULO – Os títulos da dívida externa brasileira fecharam em forte alta nesta terça-feira, refletindo o discurso do chairman do Fed, Alan Greenspan e da inflação pouco acima do esperado nos Estados Unidos.
Greenspan e inflação tranqüilizam mercado
As declarações do presidente do Fed, Alan Greenspan, quanto à elevação gradual do juro norte-americano, tranqüilizaram os investidores no mercado de câmbio brasileiro. Neste sentido, Greenspan afirmou que a alta do juro dos Estados Unidos não será agressiva, o que deve favorecer os papéis brasileiros.
Além disso, no início da manhã houve a divulgação do CPI, Índice de Preços ao Consumidor norte-americano, que apesar de ter subido 0,6% em maio, pouco acima das projeções do mercado, os analistas mantêm uma reação positiva, pois ponderam que o núcleo do indicador, que exclui alimentos e energia, veio em linha com as expectativas, de 0,2%.
Copom deve manter Selic
Ainda no âmbito econômico, iniciou-se nesta terça-feira a primeira etapa da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) para debater o cenário macroeconômico brasileiro, para só então na quarta-feira anunciar a taxa Selic. Há um consenso no mercado de que a taxa básica de juro se mantenha em 16,0% ao ano, sem viés.
Títulos fecham em alta
Neste sentido, o principal título da dívida externa brasileira, o C-Bond, fechou
em alta de 2,05%
Continua depois da publicidade
na tarde desta terça-feira, cotado a
90,19
centavos de dólar.
Por sua vez, outros títulos da dívida reestruturada brasileira, como o Par Bond e o Discount Bond acompanharam a tendência de C-Bond.
Continua depois da publicidade
O Par Bond
subiu 2,67%,
cotado a
77,00
centavos de dólar,
enquanto o Discount Bond mostrou valorização de 0,49%, cotado a 77,63 centavos de dólar.
Já dentre os principais bônus globais, o destaque ficou com o Global 40, que mostrou alta de 3,60%.
Continua depois da publicidade
Risco país caiu
Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil
calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 680 pontos base, uma queda de 25 pontos base em relação ao último fechamento
Confira abaixo as cotações dos principais ativos da dívida externa brasileira:
![]() |
|||||||
![]() |
Ativo | Último | Fech. Anterior | Var % | ![]() |
||
![]() |
C-Bond | 90,19 | 88,38 | +2,05 |
![]() |
||
![]() |
Par Bond | 77,00 | 75,00 | +2,67 |
![]() |
||
![]() |
Discount Bond | 77,63 | 77,25 | +0,49 |
![]() |
||
![]() |
Global 06 | 106,63 | 106,25 | +0,36 |
![]() |
||
![]() |
Global 07 | 105,75 | 104,06 | +1,62 |
![]() |
||
![]() |
Global 08 | 98,50 | 97,00 | +1,55 |
![]() |
||
![]() |
Global 09 | 114,19 | 111,00 | +2,87 |
![]() |
||
![]() |
Global 20 | 102,44 | 101,25 | +1,18 |
![]() |
||
![]() |
Global 27 | 86,31 | 83,50 | +3,37 |
![]() |
||
![]() |
Global 40 | 91,56 | 88,38 | +3,60 |
![]() |
||
![]() |
|||||||

