Bolsas dos EUA fecharam em queda, com temores sobre enfraquecimento do dólar

Papéis de farmacêuticas lideram perdas em Wall Street; mercado segue cauteloso quanto ao comportamento do câmbio

Publicidade

SÃO PAULO – Com os receios dos investidores em relação ao forte enfraquecimento do dólar frente às principais moedas mundiais, o dia foi de bastante pessimismo em Wall Street, de modo que as principais bolsas norte-americanas fecharam em expressiva baixa ao final das negociações desta segunda-feira.

Comentários de Snow preocupam investidores

A expressiva queda do dólar no mercado externo tem despertado grandes preocupações no mercado, uma vez que a mudança nos preços relativos da economia pode onerar ainda mais os segmentos ligados à importação, ampliando, dessa forma, os custos de vários produtos nos Estados Unidos.

Durante o último final de semana, o secretário do Tesouro norte-americano, John Snow, declarou que as recentes variações cambiais nos Estados Unidos foram “modestas”, não passando de pequenos ajustes. Tais declarações despertaram a preocupação dos investidores em relação às medidas que a Casa Branca pensa em tomar para conter a expressiva queda da divisa norte-americana.

Ações de farmacêuticas lideraram perdas

Os papéis de empresas farmacêuticas foram o destaque negativo no mercado acionário norte-americano, após a Corte Suprema permitir controle dos preços de medicamentos essenciais no estado do Maine. Dessa forma, as ações da Merck caíram 4,77%, enquanto os papéis da Johnson&Johnson registraram desvalorização de 2,52%.

As ações da Pfizer, por sua vez, desvalorizaram-se 5,39% neste pregão, ao passo que os papéis da Bristol Myers caíram 5,31%.

Bolsas fecharam em queda


O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em baixa de 2,97% a 1.493 pontos, acumulando no ano forte alta de 11,78%.
O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em desvalorização de 2,49% atingindo 921 pontos e subindo 4,65% no ano,
enquanto a Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou queda de 2,14% chegando a 8.493 pontos e acumulando no ano alta de 1,82%.

Continua depois da publicidade

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Dow Jones -2,14 8.493 +1,87 +1,82
S&P 500 -2,49 921 +3,04 +4,65
Nasdaq C -2,97 1.493 +4,72 +11,78