Com decisão de Saddam e bons indicadores econômicos, bolsas dos EUA subiram

Nasdaq Composite apresentou alta de 1,03%, S&P 500 encerrou o pregão com alta de 0,46% e Dow Jones subiu 0,08%

Publicidade

SÃO PAULO – Com os investidores tendo avaliado de forma positiva os bons indicadores econômicos e a declaração do presidente iraquiano Saddam Hussein, dizendo que destruirá os mísseis encontrados em território iraquiano, as bolsas norte-americanas recuperaram-se e fecharam em alta o último pregão de fevereiro.

PIB dos EUA cresce acima do esperado

Foi divulgada nesta sexta-feira a primeira prévia do PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano, referente ao quarto trimestre de 2002, reportando um crescimento de 1,4%. O crescimento ficou acima do esperado pelo mercado, que projetava um crescimento de 1,0% no trimestre. Vale ressaltar, porém, que a variação do PIB foi inferior à registrada no terceiro trimestre, quando o PIB cresceu 4,0%.

Os investidores também avaliaram de forma positiva o Consumer Sentiment, indicador que mede a confiança do consumidor na economia. O indicador registrou 79,9 pontos no mês de fevereiro, superando os 79,2 pontos projetados pelos analistas de mercados.

O Purchasing Managers Index, indicador da atividade econômica na região de Chicago, ficou em 54,9 pontos em fevereiro, acima das expectativas do mercado, que apontavam um patamar de 52,5 pontos. Em relação ao mês anterior, houve uma retração da atividade, visto que o índice ficou em 56 pontos em janeiro.

Saddam Hussein anuncia que destruirá armas

O presidente iraquiano Saddam Hussein enviou uma carta na noite da última quinta-feira ao chefe dos inspetores das Nações Unidas, Hans Blix. Na carta, Saddam comunica que destruirá os mísseis encontrados pelos inspetores no Iraque, conforme designado pelo Conselho de Segurança da ONU.

A decisão do presidente iraquiano agradou bastante ao mercado, uma vez que a concordância de Saddam em assumir uma postura de cooperação em relação ao desarmamento pode levar o Conselho de Segurança a se posicionar novamente contra o ataque norte-americano ao país árabe.

Continua depois da publicidade

Bolsas fecham em alta

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou esta sexta-feira em alta de 1,03% a 1.338 pontos, acumulando no ano leve valorização de 0,15%. Na última semana de fevereiro o índice teve queda de 0,54%, ainda que no mês tenha sido registrada alta de 1,26%.

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve valorização de 0,46% atingindo 841 pontos, diminuindo as perdas acumuladas no ano para 4,40%. Nesta semana as perdas atingiram 0,83% e no mês de fevereiro a queda foi de 1,70%.

Finalmente, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou leve alta de 0,08% nesta sexta-feira chegando a 1.338 pontos e acumulando no ano forte baixa de 5,40%. Na última semana de fevereiro a perda foi de 2,71% e no mês em questão a desvalorização atingiu 2,02%.

Continua depois da publicidade

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nasdaq C +1,03 1.338 -1,51 +0,15
S&P 500 +0,46 841 -2,69 -4,40
Dow Jones +0,08 7.891 -2,71 -5,40