DJ e S&P 500 fecham em alta; já o Nasdaq encerra negociações em queda

Dow Jones apresentou alta de 1,37%, S&P 500 encerrou o pregão com alta de 1,31% e Nasdaq Composite caiu 0,11%

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas norte-americanas registraram uma alta volatilidade no pregão desta sexta-feira, com o índice Dow Jones encerrando as negociações em alta, assim como o S&P 500. Já o Nasdaq fechou em queda, após operar em alta durante parte do pregão.

Volatilidade marcou o pregão

A volatilidade apresentada pelos índices resulta da preocupação dos investidores com a economia do país, ainda que os índices divulgados nesta sexta-feira tenham se mostrado acima das expectativas do mercado. Analistas afirmam que os investidores resolveram recuperar as perdas dos últimos pregões, comprando papéis que tenham potencial de ganhos futuros.

O mercado também acompanha a crise no Oriente Médio, mesmo não apostando no início imediato de um conflito contra o Iraque. Destaca-se que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, participará de uma reunião com o Primeiro Ministro britânico, Tony Blair, na noite desta sexta-feira, para avaliar a possibilidade de um ataque militar ao Iraque.

Não perca a oportunidade!

Indicadores impulsionaram negociações

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos divulgou nessa sexta-feira o Personal Income, índice que mede a renda individual dos norte-americanos referente a dezembro de 2002. Ao mesmo tempo, também foi divulgado o Personal Spending, índice que mede o consumo pessoal da população.

A renda pessoal dos norte-americanos apresentou acréscimo de 0,4%, um resultado 0,2 ponto percentual acima do esperado. Já o índice que mede os gastos com consumo também obteve resultado positivo, subindo 0,9%, acima do crescimento de 0,7% esperado pelo mercado e do resultado anterior, que ficou em 0,5%.

Já o índice que mede o nível de confiança do consumidor, relativo ao mês de janeiro, elaborado pela Universidade de Michigan, ficou em 82,4 pontos, abaixo das expectativas do mercado, que apontavam para 83,5 pontos, e inferior também do índice revisado do mês anterior, que ficou em 83,7 pontos.

Continua depois da publicidade

Também foi divulgado que houve um crescimento na produção industrial no meio-oeste dos Estados Unidos, o que animou os investidores, já que um dos fatores que têm prejudicado o desempenho do mercado acionário no país é a preocupação do mercado em relação à economia norte-americana.

Walt Disney e Hewlett-Packard foram os destaques

O principal destaque positivo do pregão ficou com os papeis do grupo Walt Disney, que fecharam em alta de 7,03%, após a divulgação de bons resultados referentes a 2002. A empresa divulgou ainda que espera um crescimento de 25% a 35% nos lucros neste ano.

Outro destaque positivo ficou com os papéis da Airborne, do setor de transportes, que fecharam em alta de 20,14%, após a empresa divulgar um resultado trimestral que superou as expectativas do mercado.

O principal destaque negativo ficou com os papéis da fabricante de equipamentos para a fabricação de chips Applied Materials, cujos papéis encerraram o pregão em queda de 7,57%, com a divulgação de que a empresa espera que as vendas sejam fracas neste primeiro trimestre de 2003.

As perspectivas foram responsáveis pela queda dos papéis de empresa de alta tecnologia, como a Hewlett-Packard, cujas ações fecharam em queda de 4,34%. O desempenho dos papéis das companhias do setor derrubou o Nasdaq nesta sexta-feira.

Porém, as ações da Microstrategy, que desenvolve softwares para empresas, fecharam em alta de 28,75%, após a companhia divulgar que seu último resultado trimestral positivo, conquistado com aumento nas vendas e redução de despesas.

Continua depois da publicidade

Dow Jones liderou alta nos Estados Unidos

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em alta de 1,37% a 8.054 pontos, acumulando no ano forte baixa de 3,45%. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em valorização de 1,31% atingindo 856 pontos e caindo 2,74% no ano.

Por outro lado, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,11% hoje, chegando a 1.321 pontos e acumulando no ano baixa de 1,09%.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Dow Jones +1,37 8.054 -3,35 -3,45
S&P 500 +1,31 856 -2,69 -2,74
Nasdaq C -0,11 1.321 -1,39 -1,09