Dólar continua em baixa em relação ao iene japonês e à libra esterlina

O dólar americano apresenta baixa de 15% em relação ao euro neste ano, mas confiança do consumidor europeu é baixa

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar apresenta leve queda nesta quarta-feira. O anúncio ontem da taxa de juros pelo Fed não influenciou muito a moeda, uma vez que era quase que unânime no mercado que os Fed Funds seriam mantidos em 1,25% ao ano.
Traders estão preocupados com a economia da eurozona

A economia da Zona do Euro continua a desapontar, mas os traders continuam avaliando se isso influenciará efetivamente no euro. Ontem, foi divulgado na Alemanha o ZEW Index, indicando que a maior economia européia corre o risco de entrar em recessão. Esse foi o último de uma série de índice negativos divulgados recentemente. As vendas no varejo caíram 0,7% em outubro e a atividade do setor de serviços alemão tem apresentado contração nos últimos quatro meses.
Com esse mal desempenho, a Alemanha tem sido a grande causa das previsões negativas para o primeiro trimestre de 2003 para a Zona do Euro. Segundo economistas, a economia alemã está em apuros porque o marco não era competitivo como as demais moedas quando da união monetária.
Confiança dos consumidores europeus está baixa

As mudanças no mercado de trabalho europeu têm sido responsáveis pela baixa confiança dos consumidores. Apesar de o desemprego não estar aumentando, as relações de trabalho estão cada vez mais flexíveis, com mais profissionais liberais. O menor crescimento sugere que mais profissionais estão preocupados com seus empregos.
Dólar está em baixa de 15% em relação ao euro

Muitos analistas se perguntam então por que o euro ainda se mantém em alta frente ao dólar. O euro apresenta alta de 15% só nesse ano em relação à moeda americana. O dólar está baixo porque o déficit em contas dos Estados Unidos tem registrado sucessivos aumentos, logo a moeda precisa ser atrativa para investidores estrangeiros para amenizar esse déficit.
A seguir, a cotação do dólar norte-americano frente às principais moedas:

Último Fech Ant Var %
Dólar por Euro 1,0070 1,0080 -0,10
Franco Suíço por Dólar 1,4620 1,4610 +0,07
Iene por Dólar 123,3400 123,7600 -0,34
Dólar por Libra esterlina 1,5720 1,5700 +0,13

Confira também a cotação do real frente essas moedas:

Último Fech Ant Var %
Real por Euro 3,8316 3,8354 -0,10
Real por Franco Suíço 2,6026 2,6044 -0,07
Real por Iene 0,0308 0,0307 +0,34
Real por Libra esterlina 5,9815 5,9738 +0,13