Mercado acionário americano abre em queda nessa sexta

Investidores estão pessimistas com notícias corporativas desfavoráveis, apesar dos bons indicadores econômicos divulgados nesta manhã

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas americanas abriram em queda nessa sexta-feira, com os investidores analisando dados econômicos divulgados nessa manhã e notícias corporativas desfavoráveis.

Indicadores econômicos

O PPI, índice que mede os preços no atacado, registrou variação negativa de 0,4% em novembro, abaixo das expectativas do mercado, que apostavam em variação nula. No mês anterior, esse mesmo indicador havia registrado inflação de 1,1%.
Em relação aos estaques, houve um aumento de 0,2%, ficando em linha com as estimativas dos analistas. Já as vendas registraram crescimento de 0,4% em outubro, frente à queda de 0,7% do mês anterior.
Finalmente, a Universidade de Michigan, divulgou nessa sexta-feira a preliminar do índice que mede a confiança do consumidor americano para o mês de dezembro. O índice ficou em 87 pontos, acima das expectativas do mercado, que apontavam para 85 pontos, e acima também do índice revisado do mês anterior, que também ficou em 84,2 pontos.
Notícias corporativas foram desfavoráveis

O banco de investimentos JP Morgan começou sua cobertura tanto da Intel (- 2,14%) como da AMD (-4,39%) com uma recomendação neutra, devido aos prognósticos negativos para o setor de semicondutores.

Já a Coca-Cola (-2,77%) manteve suas expectativas para 2002 e 2003, mas salientou que as receitas e os lucros não apresentarão tendência crescente. Além disso, o banco de investimentos Goldman & Sachs rebaixou sua recomendação de investimentos no setor de vídeo-games para underperform na manhã dessa sexta-feira.
Bolsas americanas operam em queda

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta desvalorização de 1,13% e atinge 1.383 pontos.
O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, abre em baixa de 0,53% a 8.493 pontos,
enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, cai 0,38%, chegando a 902 pontos.


No pregão de quinta-feira o índice Nasdaq Composite fechou em leve valorização de 0,20% atingindo 1.399 pontos,
o S&P 500 fechou em queda a 902 pontos e o
índice Dow Jones fechou em baixa de 0,60% chegando a 8.538 pontos.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
S&P 500 -0,38 902 +2,10 -21,48
Dow Jones -0,53 8.493 +1,12 -15,26
Nasdaq C -1,13 1.383 +1,63 -29,07