Tesouro Direto: prefixados pagam abaixo de 10% após fala de Campos Neto e inflação menor

Preços ao produtor brasileiro caíram pelo terceiro mês consecutivo, em janeiro, segundo dados do IBGE

Leonardo Guimarães

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (Lula Marques/ Agência Brasil)

Publicidade

As taxas dos títulos do Tesouro Direto operam em queda nesta terça-feira (5). O noticiário econômico tem falas do presidente do Banco Central e dados de inflação no Brasil e zona do euro. 

Ontem, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que a curva da inflação no País segue uma trajetória “benigna” e o setor que demanda maior atenção é o de serviços, que “começou a pressionar um pouco” os preços. 

“A gente precisa ver qual é a dinâmica (da inflação do setor) de serviço. A gente fez várias análises sobre a dinâmica de inflação de serviço e entende que não tem nada, hoje, que acenda nenhum tipo de luz vermelha, mas que a gente precisa estar atento”, disse, em evento na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na capital paulista.

Continua depois da publicidade

Na agenda de indicadores, os preços da indústria brasileira registraram a terceira queda consecutiva em janeiro, com o Índice de Preços ao Produtor (IPP) caindo 0,31% no primeiro mês de 2024 ante dezembro de 2023, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o indicador acumula retração de 5,56% em 12 meses. Em janeiro de 2023, a taxa tinha sido de +0,29%.

Já o Boletim Focus, divulgado na manhã de hoje, mostrou que a estimativa do mercado para o IPCA deste ano passou de 3,80% para 3,76% na semana, enquanto a previsão para a inflação de 2025 foi mantida em 3,51%. Para o produto interno bruto (PIB), a mediana das projeções de 2024 avançou de uma expansão de 1,75% para 1,77%

Na zona do euro, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 8,6% na comparação anual de janeiro, depois de recuar em ritmo mais forte em dezembro, de 10,7%, segundo dados publicados nesta terça-feira pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia. A variação de dezembro foi levemente revisada, de -10,6% originalmente.

Continua depois da publicidade

Na comparação mensal, o PPI do bloco caiu 0,9% em janeiro. Analistas consultados pela FactSet previam declínio menor, de 0,4%.

No Tesouro Direto, as taxas dos prefixados caíam na primeira atualização do dia, às 9h23. O Tesouro Prefixado 2027 pagava 9,95% ante 9,98% na sessão de ontem. Na sexta-feira (1), o papel tinha juros de 10%. Já a taxa do prefixado para 2031 recuava de 10,72% para 10,70%, enquanto a do Tesouro Prefixado 2035 caía de 10,74% para 10,72%.

Nos títulos de inflação, o papel com vencimento em 2045 entregava rentabilidade real de 5,77% ante 5,78% na véspera. As taxas dos títulos para 2029 e 2035 (com e sem juros semestrais) operavam estáveis. 

Continua depois da publicidade

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta terça-feira (5):