IMC (MEAL3) fecha em disparada de quase 14% após venda de restaurante nos EUA

De acordo com o grupo, a transação representa um múltiplo de cerca de sete vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da loja

Reuters

Margaritaville (Foto: Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – As ações da International Meal Company (IMC) MEAL3 dispararam quase 14%, chegando a saltar até 15% nesta terça-feira, após a operadora de marcas como KFC, Pizza Hut e Frango Assado anunciar na véspera a venda de uma de suas 31 lojas da rede Margaritaville, nos Estados Unidos, para o grupo Island Paradise Partners.

“A negociação da unidade em Pigeon Forge, no Estado do Tennessee, está em linha com a estratégia de geração de valor para os acionistas, e injeta, aproximadamente, R$ 68 milhões (US$ 13,3 milhões) no caixa da companhia”, afirmou a empresa em comunicado na véspera.

Ainda de acordo com o grupo, a transação representa um múltiplo de cerca de sete vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da loja.

Continua depois da publicidade

Ações da companhia fecharam com avanço de 13,92%, a R$ 2,21, tendo chegado a R$ 2,23 (+14,95%) na máxima, maior patamar intradia desde agosto do ano passado.

“Embora pequena, a transação ajuda a ilustrar à comunidade de investidores o quão baratas as ações estão sendo negociadas atualmente”, afirmaram analistas do Itaú BBA, destacando que o valor da operação representava 12% do valor de mercado da IMC na véspera.

A IMC afirmou que os recursos da venda serão utilizados para fortalecer a estrutura de capital da empresa e ajudar na priorização da expansão de suas marcas de crescimento no Brasil.

Continua depois da publicidade

O presidente-executivo do grupo, Alexandre Santoro, ponderou que, no momento, não faz parte dos planos da IMC se desfazer da totalidade da rede ou de outras unidades nos Estados Unidos.

A empresa reforçou no comunicado que a operação norte-americana da IMC segue buscando otimizar o uso dos ativos existentes e aumentar sua rentabilidade, por meio de um modelo de gestão eficiente e maturação das lojas inauguradas nos últimos três anos.

As operações localizadas nos Estados Unidos estão no portfólio da IMC desde 2014. No terceiro trimestre de 2023, a rede Margaritaville faturou R$ 261,3 milhões.