Bolsas norte-americanas fecham em alta moderada, com exceção do Dow Jones

Contrariando a tendência de queda, ações das empresas do setor de tecnologia impulsionam bolsas norte-americanas

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários norte-americanos fecharam em alta nesta segunda-feira, com exceção do Dow Jones, que fechou em leve baixa de 0,22%. A avaliação do mercado de que as ações das empresas de tecnologia já haviam caído para um patamar abaixo do razoável alterou o ânimo dos investidores, que passaram a comprar os papéis das empresas do setor ao final do dia.

Prévia de resultado da IBM afeta bolsas

A divulgação da gigante IBM de que seus lucros ficarão abaixo do previsto pelo mercado para o primeiro trimestre de 2002 acarretou a queda das principais bolsas norte-americanas durante boa parte do dia. Segundo a empresa, a diminuição dos gastos com tecnologia por parte daqueles consumidores mais cautelosos quanto ao futuro da economia derrubaram as vendas da empresa no primeiro trimestre de 2002.

O resultado foi o anúncio da previsão de vendas da companhia de US$ 18,6 bilhões para o 1º trimestre de 2002, cerca de US$ 1 bilhão a menos que o anteriormente esperado. Em termos de lucro por ação, a IBM prevê que o número fique entre 66 e 70 centavos por ação, contra os 85 centavos por ação previstos pelos analistas antes do anúncio.

Petróleo continua pressionando bolsas nos EUA

A alta do preço do petróleo no mercado internacional continuou, como na semana passada, pressionando os principias índices acionários norte-americanos. As pressões sobre o preço da commodity continuam a ser provocadas pelos desdobramentos do conflito entre israelenses e palestinos, principalmente depois do anúncio do governo iraquiano de restringir suas exportações de petróleo por 30 dias, em especial para os EUA.

Apesar de responder por apenas 5% da produção mundial, a atitude iraquiana impulsionou a onda de nervosismo que toma conta do mercado, ajudando a elevar os preços do petróleo. Para piorar, a crise na petrolífera venezuelana PDVSA, após a demissão de sete de seus principais executivos pelo governo Chaves, também pode influenciar o aumento das cotações do petróleo, uma vez que a ameaça de greve já está se traduzindo em menores exportações, trazendo mais nervosismo para o mercado.

Neste contexto, as empresas petrolíferas viram suas ações subirem, afetadas pela elevação do preço do barril, com destaque para a Exxon Mobil, que obteve valorização de 1,43% no pregão desta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

3M e ações de tecnologia despontam no final do dia

As ações do conglomerado 3M continuaram se beneficiando do anúncio da semana passada de que seu resultado para o 1º trimestre de 2002 superará com folga as expectativas do mercado. Os papéis da fabricante de computadores Dell seguiram a mesma rota, já que a empresa espera atingir a meta de resultado previsto para o trimestre.
Entretanto, o índice Nasdaq Composite e o S&P 500 inverteram a tendência de queda no final do dia, devido principalmente ao fato de o mercado acreditar que diversos papéis estavam sendo sub-avaliados. Este fato inverteu o movimento dos investidores, que passaram a comprar ações consideradas baratas ao final da tarde desta segunda-feira, principalmente aquelas das empresas de tecnologia.

Dow Jones desaponta investidores

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 0,89% a 1.786 pontos. Os principais destaques da bolsa eletrônica foram os papéis das produtoras de softwares Intuit (+7,43%) e Rational +(7,10%), e do grupo de serviços educacionais Apollo Group (+6,49%). No sentido oposto, a empresa de biotecnologia Human Genome (-7,72%), da produtora de guias de programação de TV Gemstar-Tvguide (-5,00%), e do conglomerado de telecomunicações WorldCom (-3,19%) foram os destaques negativos do dia.

O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve valorização de 0,23%, atingindo 1.125 pontos. O conglomerado de energia Halliburton (+4,08%), a varejista The Limited (+3,93%), e a Microsoft (+2,42%) foram os destaques de alta do S&P 500. Os destaques negativos do dia ficaram com a IBM (-10,12%), a empresa de equipamentos de telecomunicações Nortel (-4,53%), e o grupo de energia AES (-3,27%).

Continua depois da publicidade

Por outro lado, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou queda de 0,22% hoje, chegando a 10.249 pontos. Na contramão do mercado as ações que mais caíram no Dow Jones foram as da IBM, da farmacêutica Merck (-1,97%), e do grupo de telecomunicações SBC (-1,46%). Por outro lado, Microsoft, a empresa do setor aeroespacial United Technolgies (+1,58%), e Coca-Cola (+1,57%) foram os destaques de alta da NYSE.


%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
Nasdaq C +0,89 1.786 -7,46 -8,44
S&P 500 +0,23 1.125 -3,35 -1,99
Dow Jones -0,22 10.249 -3,06 +2,27