Conteúdo editorial apoiado por

INSS vai acabar com modelo tradicional de atendimento; saiba o que muda

Novos serviços estarão disponíveis a partir do dia 21 de maio

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que está dando os primeiros passos para acabar com o modelo tradicional de atendimento e serviços, em que o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e fazer o pedido do benefício. 

A partir do próximo dia 21, o segurado poderá acessar o “Meu INSS” através do site ou ligar para o telefone 135 e, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o cidadão receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Feito o pedido, o cidadão consegue acompanhar o andamento pelo site ou pelo telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência.

De acordo com o instituto, a medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos. O objetivo é eliminar o tempo de espera, evitar que faltem vagas e, caso o cidadão precise ir à uma agência para apresentar algum documento, consiga horário em uma perto de sua residência.

Continua depois da publicidade

Além disso, diversos serviços que antes eram realizados somente no atendimento espontâneo, poderão ser realizados a partir do dia 24 de maio, com data e horário marcados através do site ou telefone 135. A lista dos novos serviços agendáveis pode ser encontrada abaixo:

Quer investir melhor o seu dinheiro da aposentadoria? Abra uma conta na XP